top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Trabalhar na Nova Zelândia (2023): Guia Completo

Atualizado: 16 de mar. de 2023


 
Busca de Emprego - List de Demanda para Profissionais
Busca de Emprego - Lista de Demanda para Profissionais
 

Trabalhar na Nova Zelândia

Quando criei o post “Benefícios para Profissões em Demanda na Nova Zelândia” muitas pessoas me contataram com dúvidas sobre suas profissões, requisitos, qual o visto certo para trabalhar na Nova Zelândia, como procurar trabalho na Nova Zelândia, entre várias outras perguntas. Por isso decidi criar esse post com informações mais detalhadas sobre quais profissões estão nas listas em demanda, dicas para conseguir trabalho na Nova Zelândia, modelos de currículos, cover letters, etc.

Mas antes de seguir com o post, gostaria de novamente ressaltar que se a sua profissão não estiver em uma das listas, não significa que você não é elegível para imigrar para a Nova Zelândia. Não há absolutamente nenhuma relação com o fato de ocupação não estar em uma das listas e a inelegibilidade de imigrar. O que acontece é que se a sua profissão não estiver em uma das listas, o caminho para um visto de trabalho e uma possível imigração, possivelmente será diferente das profissões que estão listadas. Existem algumas categorias de vistos de trabalho da Nova Zelândia que levam a diferentes categorias de visto de residência. Talvez você queira ler o meu post “Como Imigrar para a Nova Zelândia” onde eu explico esse assunto em detalhes.

Lembrando que este post é voltado para profissionais que buscam trabalho formal na Nova Zelândia. Para estudantes que buscam trabalhos casuais eu criei o post “Trabalhar na Nova Zelândia: Guia Completo para Estudantes”

Disto isto, eu dividi este post em duas partes. Na primeira eu ofereço dicas de como conseguir trabalho na Nova Zelândia, e na segunda parte eu falo especificamente sobre as profissões em demanda. Antecipo que pelo fato de ser um assunto que exige uma grande quantidade de informações, o post é relativamente longo, mas se você realmente tem o objetivo de trabalhar na Nova Zelândia, ou até mesmo imigrar, cada linha desse post poderá ser importante para o seu planejamento, e a leitura valerá a pena.


Trabalhar na Nova Zelândia: Qualidade de Vida

Por oferecer uma alta qualidade de vida, trabalhar na Nova Zelândia se torna uma excelente opção para profissionais de outros países. Os neozelandeses sabem como equilibrar sua vida pessoal e profissional, o que é explicado pelo velho e popular ditado “no shoes, no worries” (sem sapato, sem preocupações), usando seu tempo livre para aproveitar tudo o que a Nova Zelândia tem a oferecer. De acordo com o Expat Explorer Survey 2019 do HSBC, a Nova Zelândia ocupa o 5˚ lugar como destino de estrangeiros que desejam trabalhar em outro país.

Trabalhar na Nova Zelândia: Sites de Emprego

Se você já tiver um cargo sênior no Brasil, precisa estar preparado para iniciar em um cargo júnior na Nova Zelândia, pois ainda não possui experiência local. No entanto, uma vez que conseguir demonstrar suas habilidades, as promoções em geral, acontecem mais rapidamente que no Brasil. Abaixo listo os sites de emprego mais utilizados para quem deseja trabalhar na Nova Zelândia:


Trabalhar na Nova Zelândia: Empresas de recrutamento

As empresas de recrutamento podem ser uma boa opção para quem deseja trabalhar na Nova Zelândia. No site www.careers.govt.nz você encontra boas opções de agências de emprego. Muitos empregadores utilizam a ajuda desas agências para a contratação de novos funcionários.

Trabalhar na Nova Zelândia: Cidades e salário médio

A Nova Zelândia tem inúmeras cidades consideradas boas para trabalhar na Nova Zelândia. Algumas das cidades populares incluem Wellington, Auckland, Christchurch, Queenstown, Dunedin, Marlborough e Hamilton.

Trabalhar na Nova Zelândia: Currículo e Entrevistas

Quando se trata de buscar emprego, seu currículo é a ferramenta mais importante para que isso aconteça. É a diferença entre conseguir entrevistas de emprego ou simplesmente não ser chamado.

Assim como no Brasil, preparar um currículo para trabalhar na Nova Zelândia precisa ser 100% relevante para o trabalho que está se candidatando, especificamente histórico e habilidades. Algumas vagas de emprego também exigem uma carta de apresentação (Cover Letter).


O site do Careers NZ oferece instruções e exemplos de como preparar um CV e uma Cover Letter dentro dos padrões da Nova Zelândia. De qualquer maneira você pode baixar também os modelos que disponibilizei abaixo.


O que não incluir no seu currículo

  • Foto: na Nova Zelândia não é comum adicionar foto no currículo;

  • Idade e data de nascimento: as únicas datas a serem incluídas são as de seus empregos atuais e anteriores (relevantes). É ilegal perguntar a sua idade em uma entrevista de emprego na Nova Zelândia;

  • Estado civil: não liste e, assim como sua idade, é ilegal perguntar sobre isso durante o processo de recrutamento na Nova Zelândia.

Checklist

Lembre-se de que "menos é mais”. Abaixo destaco cinco itens para maximizar suas chances de conseguir um emprego na Nova Zelândia.

  • Seja específico e escreva seu currículo de acordo com a vaga de trabalho. Liste as experiências e habilidades relevantes à vaga;

  • Simples e objetivo. Facilite para eles apresentando um currículo limpo, formatado e objetivo;

  • Atualize seu currículo sempre;

  • Use um modelo pronto para facilitar sua orientação em incluir os elementos mais importantes;

  • O aplicativo Canva tem vários modelos interessantes e tem a várias opções gratuitas.

Dicas para Entrevistas de Emprego em Inglês

Selecionei três sites onde você encontra excelentes dicas para entrevistas de emprego em inglês: Visa Hunter | Kelly Services | Robert Half

Exemplo CV Moderno 01 Professional
.docx
Download DOCX • 32KB


Exemplo CV Moderno 02 Professional
.docx
Download DOCX • 31KB


Exemplo CV Tradicional Professional
.docx
Download DOCX • 16KB


Modelo Cover Letter
.docx
Download DOCX • 17KB





Trabalhar na Nova Zelândia: Profissões em Demanda

As profissões em demanda estão reunidas na Essential Skills in Demand List (ESID) que é um conjunto de três diferentes listas, as quais foram criadas pela imigração da Nova Zelândia, para servir como referência e oferecer mais segurança aos empregadores e potenciais imigrantes a encontrarem mais facilmente quais são as habilidades profissionais em demanda na Nova Zelândia.

Essas listas são revisadas anualmente. Durante cada revisão, o Ministério dos Negócios, Inovação e Emprego (MBIE) decide se alguma ocupação deve ser adicionada, removida ou movida de uma lista para outra.

Uma das vantagens para as ocupações listadas em uma das três listas de demanda é que não se faz necessário apresentar o teste de mercado de trabalho, chamado “Labour Market Test. Este teste é utilizado para determinar se há cidadãos ou residentes da Nova Zelândia capazes de assumir o emprego oferecido. Para as ocupações que não estão em uma das listas o "Labour Market Test" deve ser feito. Se quiser saber mais sobre as possibilidades de vistos relacionadas às listas de demanda, você pode ler o post: "Lista de Profissões em Demanda".

Atualmente, as listas abrangem habilidades nas seguintes áreas:

Trabalhar na Nova Zelandia - Areas  em Demanda
Áreas em Demanda - Nova Zelândia

As listas Essential Skills Demand List (ESID) são:


Também conhecida como Lista de Profissões em Constante Escassez Absoluta, ela trata das profissões em todas as regiões da Nova Zelândia. As profissões dessa lista permitem que se aplique para o visto de trabalho chamado LTSSL que faz parte da categoria Work to Residence, ou seja, com possibilidade de aplicar para Residência pela categoria "Residence from Work", desde que os requisitos sejam atendidos. No posto que explico sobre as Categorias de Residência também explico sobre essa categoria de visto.

As ocupações que estão na LTSSL também podem se qualificar para pontos (bônus) se identificarmos a categoria Skilled Migrant como o caminho ideal para atingir suas metas de imigração Sim é possível escolher a categoria de residência dependendo dos seus objetivos e perfil! Abaixo listo algumas das ocupações que estão na LTSSL. Para a lista completa você pode clicar no link acima:


Construction

Construction Project Manager, Project Builder (including building project manager and site foreman), Quantity Surveyor, Surveyor.


Engineering

Chemical Engineer, Materials Engineer, Civil Engineer, Geotechnical Engineer, Structural, Engineer, Electrical Engineer, Industrial Engineer, Mechanical Engineer, Production or Plant, Engineer, Environmental Engineer, Engineering Professionals NEC, Civil Engineering Technician, Electrical Engineering Technician, Electronic Engineering Technician, Telecommunications Engineer, Telecommunications Network Engineer.


Finance / Business

Procurement Manager


Health and Social Services

Clinical Psychologist, Diagnostic and Interventional Radiologist, General Practitioner, Medical Radiation, Medical Laboratory Scientist – including Cytotechnologist (Cytoscientist), Obstetrician and Gynaecologist, Physicist (Medical), Physiotherapist, Psychiatrist, Registered Nurse (Aged Care), Sonographer, Specialist Physician in Palliative Medicine, Surgeon (General), Veterinarian.


ICT, Electronics and Telecommunications

Multimedia Specialist (Film Animator), ICT Project Manager, Organization and Methods Analyst, ICT Business Analyst, Systems Analyst, Multimedia Specialist, Web Developer, Analyst Programmer, Developer Programmer, Software Engineer, Software Tester, and Software and Applications Programmers NEC, Database Administrator, ICT Security Specialist, Systems Administrator, Computer Network and Systems Engineer

Network Administrator, ICT Quality Assurance Engineer, ICT Support Engineer, and ICT Systems Test Engineer, ICT Support and Test Engineers NEC, Telecommunications Engineer,

Telecommunications Network Engineer, ICT Customer Support Officer.


Recreation, Hospitality and Tourism

Chef (Chef de Partie or higher), Science, Other Spatial Scientist, Environmental Research Scientist, Food Technologist.


Trades

Automotive Electrician, Diesel Motor Mechanic (including Heavy Vehicle Inspector), Electrician (General), Electric Line Mechanic.


Esta lista divide a Nova Zelândia em 6 regiões indicando quais delas possuem escassez imediata de profissionais qualificados. Abaixo listo as ocupações que estão na RTSSL nas regiões de Northland e Southland. Para a lista completa você pode clicar no link acima.

Northland


Agriculture and Forestry

Apiarist, Arborist, Beef Cattle Farmer (farm manager), Dairy Cattle, Farmer (farm manager), Market Gardener (crop production / Agronomist Manager), Pig Farmer (farm manager or assistant farm manager).


Education

Early Childhood (pre-primary school) Teacher, Primary School Teacher, Post-Doctoral Fellow (University Lecturer), Secondary School Teacher, University Lecturer.


Engineering

Mechanical Engineering Draughtsperson.


Finance / Business

Accountant.


Health and Social Services

Anaesthetic Technician, Medical Technicians NEC (Dialysis Technician), Midwife, Resident Medical Officer (excluding First and Second year resident Medical Officers), Specialist Physician (general medicine), Cardiologist, Paediatrician, Specialist Physicians NEC, Emergency Medicine Specialist, Ophthalmologist, Medical Practitioners NEC.


Recreation, Hospitality and Tourism

Jockey (Trackwork Rider), Outdoor Adventure Guide (Skydive Tandem Master), Snowsport Instructor (including technicians).


Trades

Baker, Composite Technician, Electronic Equipment Trades Worker, Metal Casting Trades Worker (Foundry Moulder), Fabricator, Metal Machinist (First Class) (CNC Machinist)

Motor Mechanic (General), Motor Mechanic (General) (Automotive Air Conditioning Technician), Panelbeater, Plastics Technician, Plastics Technician (Plastics Engineer), Sheetmetal Trades Worker, Vehicle Painter.


Southland


Agriculture and Forestry

Apiarist, Arborist, Beef Cattle Farmer (farm manager), Dairy cattle farmer (farm manager), Dairy cattle farmer (assistant farm manager), Market Gardener (crop production / agronomist manager), Pig Farmer (farm manager or assistant farm manager), Winemaker (viticulturist / specialist positions – not pickers).


Education

Early childhood (pre-primary school) teacher, Primary school teacher, Post-doctoral fellow

Secondary school teacher, University lecturer.


Engineering

Mechanical Engineering Draughtsperson

Mechanical Engineering Technician


Health and Social Services

Anaesthetic Technician, Medical Technicians NEC (Dialysis technician), Midwife, Resident Medical Officer (excluding first and second year resident medical officers), Specialist, Physician (general medicine), Cardiologist, Paediatrician, Specialist physicians nec, Emergency Medicine specialist, Ophthalmologist, Medical practitioners nec.


Recreation, Hospitality and Tourism

Jockey, Jockey (trackwork rider), Outdoor Adventure Guide (Skydive tandem master), Snowsport Instructor, Snowsport Instructor (including technicians).


Trades

Baker, Composite Technician, Electronic Equipment Trades Worker, Metal Casting Trades Worker (foundry moulder), Metal Fabricator, Metal Machinist (first class) (CNC Machinist), Motor Mechanic (General), Motor Mechanic (General)(Automotive Air conditioning technician), Panelbeater, Plastics technician, Plastics technician (Plastics Engineer), Sheetmetal trades worker, Vehicle Painter.


Esta lista divide a Nova Zelândia em 15 regiões indicando quais delas têm, especificamente na área de construção, escassez imediata de profissionais qualificados.


All Regions

Construction Foreman (Roading and Infrastructure), Building Inspector / Building Surveyor, Surveying Technician (Spatial Science Technician/Land Surveyor's Technician), Surveying or Spatial Science Technician (Building Information Modelling Professional), Civil Engineering Draughtsperson, Electrical Engineering Draughtsperson, Carpenter and Joiner, Joiner, Fibrous Plasterer, Solid Plasterer, Plumber (General), Cabler (Data and Telecommunications), Telecommunications Cable Jointer, Telecommunications Technician, Scaffolder.


Canterbury

Project Builder (including Building Project Manager and Site Foreman), Surveyor, Civil Engineer, Structural Engineer, Electrical Engineer, Telecommunications Engineer, Civil Engineering Technician, Electrical Engineering Technician, Metal Fabricator, Welder, Fitter-Welder, Bricklayer, Floor Finisher, Glazier, Wall and Floor, Drainlayer, Airconditioning and Refrigeration Mechanic, Electric Line Mechanic, Truck Driver.


Northland, Auckland

Building Associate, Surveying Technician (Spatial Science Technician/ Hydrographic Technician), Bricklayer, Stonemason, Floor Finisher, Glazier, Roof Tiler, Roof Plumber,


Waikato, Bay of Plenty, Gisborne, Nelson-Tasman, Marlborough

Floor Finisher, Roof Tiler, Roof Plumber,


West Coast

Glazier, Roof Tiler, Roof Plumber.


Otago, Southland

Roof Plumber.


Trabalhar na Nova Zelândia: Considerações Finais

Como oriento em minhas consultas de elegibilidade e planejamento para imigrar, os cinco principais fatores que determinam a velocidade com que os imigrantes conseguem empregos que os possibilitam abrir as portas para vistos de trabalho e posteriormente residência, são (em ordem decrescente de importância):

  • Estar na Nova Zelândia, disponível para entrevistas, mostrando um forte comprometimento com o processo;

  • Falando inglês muito bem;

  • Compatibilidade cultural, para a maioria das posições, quanto menos a cultura do seu país for dominante em você, maior é a probabilidade de conseguir emprego;

  • Personalidade resiliente - você deve ser capaz de lidar com algumas negativas de entrevistas no inicio do processo e manter o seu foco sem desistência;

  • A demanda por suas habilidades - se você atender os itens acima, a demanda por suas habilidades irá acontecer naturalmente - a maioria dos meus clientes não estão em nenhuma lista de profissões em demanda e ainda assim conseguem trabalhar na Nova Zelândia.

Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer para aumentar as chances de sucesso no seu planejamento, não é conseguir um emprego na Nova Zelândia, mas estabelecer as bases para sua ida, para então, encontrar um emprego. E isso geralmente envolve exames de inglês, avaliações de qualificações ou mesmo cursar uma qualificação na própria Nova Zelândia, pois existem várias opções de cursos que oferecem benefícios para a família, como escola gratuita para os filhos, o parceiro/cônjuge com visto de trabalho. Caso deseje conhecer os programas que oferecem benefícios, acesse minha página sobre visto para parceiros/cônjuges.


Além disso uma qualificação na Nova Zelândia pode oferecer boa pontuação para a Categoria de Residência Skills Migrant ou ainda ajudá-lo a cumprir os requisitos de uma das listas de profissões em demanda. Assim você consegue reunir toda a documentação necessária para que, quando você conseguir o trabalho na Nova Zelândia, seja possível avançar mais rapidamente com todo o processo.

Por fim, imigrar para a Nova Zelândia exige um planejamento estruturado, uma execução cuidadosa e muito foco. Compreender o caminho para trabalhar na Nova Zelândia é fundamental para construir uma estratégia bem-sucedida e a consulta de elegibilidade e planejamento tem o propósito de projetar todas essas etapas.

Procure a assistência de um especialista em imigração da Nova Zelândia qualificado e reconhecido antes de se candidatar a um cargo ou posição na Nova Zelândia.

Decidir imigrar é uma decisão que muda a vida, também é um processo legal complicado, e certamente buscar ajuda profissional é importante para conduzir todo o processo. Ao longo do processo, existem informações que, de outra forma, não estão disponíveis abertamente nos sites do governo da Nova Zelândia, e com a ajuda profissional, resulta em menos frustração e na capacidade de corrigir problemas antes que uma aplicação corra o risco de ser rejeitada.

Como a MigratuNZ pode ajudá-lo?



Aproveite a se inscreva em nossos canais!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin


Gostou do post? Compartilhe!


7.595 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page