top of page
Visto de Trabalho-Work Visa-Nova Zelandia

VISTO DE TRABALHO
NOVA ZELANDIA
Accredited Employer WORK VISA

Conheça as diferentes categorias de visto de trabalho na Nova Zelândia, cada uma delas com critérios particulares, e diferentes processos de aplicação.

Visto de Trabalho da Nova Zelândia (Accredited Employer Work Visa)

A partir de novembro de 2023, o governo está introduzindo uma permanência máxima contínua de 5 anos para quem possui um visto de trabalho Accredited Employer (AEWV), para aqueles que não estão claramente no caminho da residência.

 

As pessoas que não atenderem aos requisitos de educação, qualificação, trabalho qualificado ou salário, para se tornarem elegíveis a aplicar para residência, serão obrigados a deixar a Nova Zelândia por 12 meses antes de solicitar um novo visto de trabalho Accredited Employer. Saiba mais sobre o formato atual e o novo formato de residência na categoria Skilled Migrant.

O tempo gasto em outros vistos temporários (por exemplo, um visto de trabalho pós-estudo ou Working Holiday Visa) não contará para a permanência máxima contínua de cinco anos.

 

Para alinhar com essa mudança, a duração máxima de um visto de trabalho de empregador credenciado também será estendida de três para cinco anos, a partir de novembro de 2023. Isso se aplicará a novos vistos, enquanto os portadores de visto existentes podem solicitar um visto adicional por até cinco total de anos (incluindo o tempo já gasto em um Accredited Employer. Por exemplo, se uma pessoa possui hoje um visto Accredited Employer de 3 anos, ela poderá solicitar mais um visto de 2 anos, e ou segue para residência ou ela precisa sair do país por 12 meses para aplicar outro visto Accredited Employer. 

 

O AEWV é processado em três etapas.

 

Etapa 1 – Credenciamento do Empregador

Todos os empregadores que quiserem contratar imigrantes precisarão solicitar o credenciamento junto à imigração. O sistema para solicitação começa a partir do dia 23 de maio de 2022. Detalhes sobre os tipos de credenciamento, valores, prazos, etc, podem ser encontrados neste link.

 

Para a maioria dos empregadores, o credenciamento será simples e não exigirá muita documentação.

 

Etapa 2 – Verificação do Emprego

Depois de credenciado, o empregador deve solicitar à imigração uma verificação de emprego (Job Check) quando quiser contratar um trabalhador imigrante.

 

Em resumo o que eu preciso do empregador são os seguintes documentos:

  • Employment Agreement + Job Offer + Job Description.

  • Anuncio da vaga com pelo menos 2 semanas em sites como Trademe ou Seek + Relatório dos aplicantes da vaga. Caso tenha tido algum aplicante cidadão ou residente é preciso justificar porque não ofereceu o emprego para o cidadão ou residente e está oferecendo o emprego para o estrangeiro.

 

A verificação do emprego confirma:

  • Se o emprego oferece um salário de acordo com os valores praticados no mercado referente à função.

  • Se os termos e condições do trabalho estão em conformidade com as leis e padrões trabalhistas da Nova Zelândia.

  • Se a carga horária tem no mínimo 30hrs semanais.

  • Se a vaga foi anunciada em sites de abrangência nacional (quando necessário).

Green List - A Nova Lista de Profissões em Escassez

As profissões listadas na Green List não precisam de comprovação de anúncio de vagas para a verificação de emprego. O mesmo se aplica para profissões que mesmo não estando na Green List, o salário oferecido for pelo menos 2X o salário médio (hoje o salário médio é $29.66. Esse valor é revisado anualmente).

Alguns setores da insdústria poderão oferecer salários mais baixos temporariamente. O acordo é individual com cada setor.

Lista official das ocupacões com isenção salarial.

Etapa 3 - Pedido do Accredited Employer Work Visa

Após a oferta de emprego passar no Job Check (etapa 2), o aplicante poderá solicitar o AEWV. A ANZSCO é a lista que a imigração usa para verificar se e o aplicante atende aos requisitos exigidos de habilidades, qualificação e/ou experiência para o trabalho. Para as profissões que estão na Green List, basta seguir os requisitos exigidos na lista para cada profissão.

 

Quanto tempo leva o processo de aplicação do visto?

Os prazos estimados são:

  • Acreditação da Empresa: 10 dias úteis

  • Verificação de Emprego: 10 dias úteis

  • Processamento do Visto: 20 dias úteis.

 

OBS: O empregador só poderá contratar um trabalhador imigrante se ele for aprovado na verificação de emprego, o que torna o processo mais seguro.

Quais são as taxas para aplicar para o Accredited Employer Work Visa?

Valores serão dividos entre empregador e trabalhador imigrante.

 

Empregador:

  • O credenciamento padrão, para até 5 migrantes ao mesmo tempo: NZD$ 740.

  • Alto volume, 6 ou mais migrantes ao mesmo tempo: NZD$ 1.220.

  • Upgrade para empregadores que desejarem mudar de um credenciamento padrão para um credenciamento de alto volume: NZD$ 480.

Imigrante:

  • Taxa do visto: NZD$750

Duração do Accredited Employer Work Visa

  • Se o salário pago for menor que $29.66/hora, o Accredited Employer work visa  terá duração de 2 anos. Lembrando que apenas os setores que possuem acordo com o governo, podem pagar um salário menor que $29.66/hora. 

  • Se o salário pago for maior que $29.66/hora, o Accredited Employer work visa  terá duração de 3 anos.

 

Os imigrantes nas ocupações com isenção de salário, ao receberem o Accredited Employer Work Visa, terão um visto de trabalho com duração de 2 anos. Eles só poderão aplicar para um novo AEWV se o salário aumentar para o salário médio nacional. Caso contrário, precisarão deixar a Nova Zelândia por 12 meses antes de retornar com um novo visto que pague o salário com o valor de isenção.

O código ANZSCO

O código de ocupação da ANZSCO é usado para a determinar o nível de experiência e/ou qualificação do aplicante, como também o nível de qualificação e/ou experiência exigidos para a ocupação em questão, e ainda para determinar as atividades relacionadas à ocupação. 

O visto Accedited Employer Work Visa oferece a possibilidade de aplicação de vistos para parceiro/cônjuge e filhos dependentes, desde que atenda aos requisitos necessários. Confira em nossa página sobre vistos para parceiros e filhos dependentes os requisitos necessários para que eles possam aplicar seus vistos como dependentes. 

Todos os candidatos também precisam atender aos requisitos de saúde e caráter.

Precisa de suporte na sua aplicação do seu visto de trabalho?

bottom of page