Visto de Trabalho Nova Zelândia -
Accredited Employer Work Visa
Conheça as diferentes categorias de visto de trabalho na Nova Zelândia, cada uma delas com critérios particulares, e diferentes processos de aplicação.
Visto de Trabalho da Nova Zelândia (Accredited Employer Work Visa)
(Novas Regras em Vigor a partir de 7 De abril de 2024)
O AEWV é processado em três etapas, sendo as duas primeiras etapas feitas pelo empregador e a última etapa feita pelo aplicante.
O código ANZSCO
O código de ocupação da ANZSCO é usado para a determinar o nível de experiência e/ou qualificação do aplicante, como também o nível de qualificação e/ou experiência exigidos para a vaga de emprego. A ANZSCO divide as ocupações em cinco níveis, sendo o nível 1 o mais alto e o nível 5 o mais baixo em termos de emprego qualificado. Os níveis de habilidade 4 e 5 são considerados pouco qualificados.
Etapa 1 – Credenciamento do Empregador
Todos os empregadores que quiserem contratar imigrantes precisarão solicitar o credenciamento junto à imigração. O sistema para solicitação começa a partir do dia 23 de maio de 2022. Detalhes sobre os tipos de credenciamento, valores, prazos, etc, podem ser encontrados neste link.
Para a maioria dos empregadores, o credenciamento será simples e não exigirá muita documentação.
Etapa 2 – Verificação do Emprego
Depois de credenciado, o empregador deve solicitar à imigração uma verificação de emprego (Job Check) quando quiser contratar um trabalhador imigrante.
Em resumo o que eu preciso do empregador são os seguintes documentos:
-
Employment Agreement + Job Offer + Job Description.
-
Anuncio da vaga com 2 semanas para ocupações ANZSCO níveis 1, 2 ou 3, e 3 semanas para ocupações níveis 4 e 5.
-
Para ocupações ANZSCO níveis 4 e 5 é preciso engajar com o Work and Income também.
-
Caso tenha tido algum aplicante cidadão ou residente é preciso justificar porque não ofereceu o emprego para o cidadão ou residente e está oferecendo o emprego para o estrangeiro.
Experiência Profissional ou Qualificação: requisitos exigidos para todas os níveis ANZSCO de 1 a 5.
Os candidatos precisam comprovar provar pelo menos 3 anos de experiência profissional relevante à vaga de emprego (não necessariamente na mesma função, pode ser na mesma área ou setor). Isto deve ser apoiado por evidências confiáveis, como certificados de emprego, cartas de referência ou registros fiscais. Atestados pessoais ou documentos de autoria própria não são aceitáveis.
Alternativamente, os candidatos podem apresentar uma qualificação que, dependendo do seu nível acadêmico, deverá ser avaliada pela NZQA (New Zealand Qualifications Authority), equivalente ao MEC no Brasil. Por exemplo, se a qualificação obtida fora da Nova Zelândia for de nível bacharel ou superior, ela poderá substituir os 3 anos de experiências exigidos e não há necessidade da qualificação ser na área do emprego oferecido. Por outro lado, se a qualificação for abaixo de bacharel, por exemplo, tecnólogo ou técnico, será necessário que a qualificação seja avaliada pela NZQA para garantir que atenda aos requisitos exigidos. A qualificação nesse caso precisa ser na área do emprego oferecido.
Requisito de Inglês para Ocupações menos Qualificadas.
As ocupações níveis 4 e 5 na ANZSCO são consideradas menos qualificadas. Para estas ocupações se faz necessário a comprovação que o candidato consiga se comunicar com segurança no local de trabalho. As notas mínimas exigidas são:
-
IELTS (Geral ou Acadêmico): Nota geral mínima de 4; disponível online e em papel.
-
TOEFL iBT: Pontuação total mínima de 31; realizado on-line.
-
PTE Acadêmico: Nota mínima de 29 valores; baseado em computador.
-
Cambridge English (B2 First): Pontuação mínima de 142; baseado em papel.
OBS: as ocupações níveis 1, 2 e 3 na ANZSCO não têm o requisito de comprovação do nível de inglês.
Quais são as taxas para as etapas 1 e 2?
-
O credenciamento padrão, para até 5 migrantes ao mesmo tempo: NZD$ 740.
-
Alto volume, 6 ou mais migrantes ao mesmo tempo: NZD$ 1.220.
-
Upgrade para empregadores que desejarem mudar de um credenciamento padrão para um credenciamento de alto volume: NZD$ 480.
Green List - A Nova Lista de Profissões em Escassez
As profissões listadas na Green List não precisam de nenhuma dessas comprovações, pois elas possuem seus próprios requisitos. O mesmo se aplica para profissões que mesmo não estando na Green List, o salário oferecido for pelo menos 2X o salário médio (NZD$59,32). Esse valor é revisado anualmente.
Alguns setores da insdústria poderão oferecer salários mais baixos temporariamente. O acordo é individual com cada setor.
Lista official das ocupacões com isenção salarial.
Etapa 3 - Pedido do Accredited Employer Work Visa
Após a oferta de emprego passar no Job Check (etapa 2), o aplicante poderá solicitar o AEWV.
Taxa do visto: NZD$750
Todos os candidatos também precisam atender aos requisitos de saúde e caráter.
Quanto tempo você pode permanecer em um AEWV?
O tempo total que você pode permanecer na Nova Zelândia com um Accredited Employer Work Visa, é influenciado por três fatores principais:
-
O seu salário,
-
O nível ANZSCO de sua ocupação,
-
A data em que você solicitou seu primeiro Accredited Employer Work Visa.
Neste link você acessar a página da imigração da Nova Zelândia para verificar a duração do visto de acordo com fatores como nível ANZSCO e salário:
O visto Accedited Employer Work Visa oferece a possibilidade de aplicação de vistos para parceiro/cônjuge e filhos dependentes, desde que atenda aos requisitos necessários. Confira em nossa página sobre vistos para parceiros e filhos dependentes os requisitos necessários para que eles possam aplicar seus vistos como dependentes.
Precisa de suporte na sua aplicação do seu visto de trabalho?