top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Benefícios para Profissões em Demanda na Nova Zelândia

Atualizado: 24 de jul. de 2020


 
Profissões em Demanda na Nova Zelândia
 

O que é a Essential Skills Demand List (Lista de Demanda de Habilidades Essenciais) ou ESID?

E o que significa ter sua profissão em uma das Listas de Profissões em Demanda na Nova Zelândia?


De acordo com a Imigração da Nova Zelândia, o país compete internacionalmente por trabalhadores qualificados. Por isso, muitas indústrias da Nova Zelândia sofrem com a escassez de várias profissões. Sendo assim, a Essential Skills Demand List é um conjunto de listas com diversas profissões em demanda, foi criada pela imigração da Nova Zelândia para servir como referência e oferecer mais segurança aos empregadores e potenciais imigrantes a encontrarem mais facilmente quais são as habilidades profissionais em demanda na Nova Zelândia.


Desta forma, trabalhadores com habilidades que estejam em uma das listas da Essential Skills Demand List (ESID) podem ter o processo de solicitação de um visto de trabalho e alguns vistos de Residência mais direto. As listas Essential Skills Demand List (ESID) são:


Long Term Skills Shortage List (LTSSL)

Também conhecida como Lista de Profissões em constante Escassez Absoluta, ela trata das profissões em todas as regiões da Nova Zelândia. As profissões dessa lista permitem que se aplique para o vito de trabalho Work to Residence e à Residência via Residence from Work, desde que os requisitos sejam atendidos. No posto que explico sobre as categorias de Residência também explico sobre essa categoria de visto.


Regional Skill Shortage List (RSSL)

Esta lista divide a Nova Zelândia em 6 regiões indicando quais regiões possuem escassez imediata de profissionais qualificados.


Construction and Infrastructure Skill Shortage List (CISSL)

Esta lista divide a Nova Zelândia em 15 regiões indicando quais delas tem, especificamente da área de construção, escassez imediata de profissionais qualificados.

Se sua ocupação estiver em uma dessas listas acima, as opções disponíveis para empregadores e imigrantes em potencial incluem:

Skilled Migrant Category

Para imigrar para a Nova Zelândia através dessa categoria, a imigração leva em consideração um sistema de pontos baseado em fatores como idade, experiência profissional, suas qualificações e uma oferta de emprego qualificado.

Você também deve ter 55 anos ou menos e atender aos requisitos de idioma, saúde e caráter, e ainda ter o nível de inglês exigido equivalente ao IELTS 6.5. Os imigrantes que solicitam residência sob esta categoria podem ganhar pontos de bônus se tiverem uma oferta de emprego ou experiência de trabalho em uma área de identificada na LTSSL.


No meu post sobre residência eu explico em detalhes o processo para imigrar para a Nova Zelândia pela Skilled Migrant Category.

Visto de Trabalho - Essential Skills Work Visa

Esta categoria de visto exige que o empregador demonstre que tentou recrutar neozelandeses para o cargo e não obteve êxito. Na página sobre visto de trabalho eu explico em detalhes sobre essa categoria como outras existentes.

Talent (Accredited Employer) Work Visa

É uma categoria de visto que facilita o recrutamento de trabalhadores qualificados do exterior. Este visto é para profissionais que buscam um caminho para morar na Nova Zelândia e que possuem habilidades procuradas por empregadores credenciados junto à imigração. Na página sobre visto de trabalho eu explico em detalhes sobre essa categoria como outras existentes.

Essential Skills – Approval in Principle (AIP)

Uma AIP na categoria Essential Skills permite que um empregador da Nova Zelândia recrute trabalhadores estrangeiros para trabalhar na Nova Zelândia. Ao conseguir o status de AIP da imigração, o empregador poderá servir de suporte ao estrangeiro para obter um visto de trabalho Essential Skills. O principal benefício da AIP é que os aplicantes para este visto não precisam fazer o Labour Market Test que é a tentativa do empregador em recrutar neozelandeses.

Construction and Infrastructure Skill Shortage List (CISSL)

Os empregadores que recrutam trabalhadores estrangeiros para os cargos que estão na CISSL não precisam comprovar que anunciaram a vaga para tentar contratar neozelandeses (Labour Market Test). É importante ressaltar que para o estrangeiro aplicar um visto pela CISSL, assim como para qualquer uma das listas acima, ele precisa ter as qualificações e/ou experiência descritas para sua ocupação e o emprego deve estar localizado na região especificada na lista, para as listas que forem regionais.


Mas e se minha profissão não estiver em umas das listas?

Não há problemas, quando eu imigrei para a Nova Zelândia, minha profissão também não estava em uma das listas. O que vai acontecer é que você provavelmente irá pela categoria de vistos Essential Skills Work Visa, que é direcionada para as profissões que não estão em uma dessas listas, e o processo de Residência da mesma provavelmente será pela Skilled Migrant Category. No post do meu blog sobre Residência eu explico todas essas questões em detalhes.



Gostou do post? Compartilhe!



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


1.540 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page