top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Conheça Wellington - Nova Zelândia

Atualizado: 18 de jul. de 2020


 
Foto de Wellington a noite
Wellington a noite
 

Wellington

Capital da Nova Zelândia, Wellington é localizada no extremo sul da ilha norte, cercada pelo mar e por montanhas belíssimas, que já foram até cenário de filme de Hollywood, nas gravações de “O senhor dos Anéis”. A cidade é vibrante, cosmopolita, rica em artes e diferentes culturas, oferecendo aos seus habitantes um relaxante ambiente para se viver. É a terceira maior cidade da Nova Zelândia, com uma população de mais de 500.000 pessoas.

Também é a segunda força econômica do país, principalmente pelas instituições financeiras, empresas de tecnologia e departamentos do governo.

Para quem quer praticar esportes, as opções são muitas na região de Wellington. As enormes montanhas que cercam a cidade proporcionam terreno para ciclismo, caminhadas, trilhas a pé ou de jeep. Para quem prefere os esportes aquáticos, as opções mais comuns são o Wind surf, jet-ski, mergulho ou até pescaria.


Wellington também oferece ótimos restaurantes, cafés, cervejarias, lojas e com a natureza à sua volta. Muitas das atrações, como praias, museus e jardins botânicos, têm entrada gratuita, o que a torna Wellington um destino muito procurado pra férias.


Algumas das empresas mais importantes da Nova Zelândia estão em Wellington, com destaque para a empresa do software Xero e o aplicativo de compartilhamento de carros Mevo (concorrente do Uber).


Por se a capital da Nova Zelândia, Wellington conta com todas as funções administrativas relacionadas à estrutura do governo. A região contribui com 13% do PIB do país, fornece 11,5% dos empregos e é casa de 10,7% da população da Nova Zelândia de acordo com o senso de 2018.


A cidade é constituída pelas oito áreas a seguir que estão em na ordem decrescente de população:

  • Wellington City

  • Lower Hutt City

  • Upper Hutt City

  • Porirua City

  • Kāpiti Coast District

  • Masterton District

  • South Wairarapa District

  • Carterton District

População em Wellington

Cerca de 527.800 pessoas vivem na região de Wellington, que representa 11% da população da Nova Zelândia. A região abriga muitas culturas diversas, estimando-se que aproximadamente 27% dos residentes são imigrantes. A população consiste em:

  • 75% europeus

  • 14% Maori

  • 13% Asiáticos

  • 8% Polinésios

  • 1,9% Oriente Médio / América Latina / África

  • 1,4% outros (neozelandês)

Clima em Wellington

A temperatura média de verão em Wellington varia entre 17-21°. Já no inverso as temperaturas ficam em média entre 9-10°. As vezes no verão Wellington pode ter alguns picos de temperaturas e ultrapassar os 25°. Por outro lado no inverno também pode ficar abaixo de 4° mas são picos ocasionais. Wellington também venta bastante, é considerada a cidade que mais venta no mundo. Não é um vento muito forte o tempo todo mas é um vento quase que constante.


Qualidade de vida em Wellington

Wellington lidera as pesquisas nacionais de qualidade de vida, com 16% classificando sua qualidade de vida como "extremamente boa". Outros 73% consideraram "muito bom" ou "bom". Além disso ainda houve alto índice para segurança.


Trabalhar em Wellington

Por ser a capital da Nova Zelândia, Wellington tem toda a estrutura administrativa do governo ao seu redor, e isso gera uma cadeia de emprego muito bem estabelecida. No meu artigo sobre empregos na Nova Zelândia você encontra dicas importantes para conseguir trabalho. Não esqueça que também vai precisar solicitar seu IRD.


Algumas atividades imperdíveis em Wellington

Museu Te Papa

O museu foi considerado pelo TripAdvisor com um dos 25 melhores do mundo.

Te Papa significa em Maori 'contêiner de tesouros', uma descrição justa para o museu que guarda muitas histórias da Nova Zelândia. O museu já recebeu mais de 30 milhões de visitantes desde sua abertura em 1998.

Foto Te Papa Museu Wellington
Museu Te Papa

Te Papa é tão rico em histórias que até mesmo seus colaboradores estão aprendizado constante. Para os visitantes que não estão familiarizados com a cultura Maori, a sugestão é começar o tour com a exposição Mana Whenua. Vale a pena explorar essa parte do Te Papa pois irá aprender muito sobre os Maoris. A exposição apresenta uma mistura de artefatos e arte moderna o que elucida como a herança dos antepassados é tão essencial para a cultura contemporânea.


The Wellington Cable Car

A cada 10 a 15 minutos, o histórico teleférico vermelho de Wellington parte de Lambton Quay e sobe as ladeiras de Kelburn. Ao chegar no topo, você irá encontrar uma das imagens mais marcantes e tradicionais de Wellington.


Depois de desfrutas das paisagens únicas e vistas panorâmicas do mirante, vale muito a pena uma visita no museu do teleférico, que possui conta a história do teleférico através de artefatos originais, fotografias e exposições interativas.


Eco-santuário em Wellington e a vida Selvagem

Ao chegar em Wellington você poderá logo perceber cantos de muitos pássaros nativos nas árvores que compões a paisagem da cidade. Isso deve graças à criação do santuário criado para replicar o ambiente nativo original de Wellington.


Mais de 140 raríssimos Kiwis malhados (tipo raro do Kiwi) vivem no santuário e podem vistos durante visitas noturnas.


A história do cinema no coração de "Wellywood

Localizado a uma curta distância de carro do centro de Wellington, você pode visitar o Weta Workshop. Weta é uma empresa mundialmente conhecida pela produção de efeitos especiais em filmes como o "Senhor dos Anéis".


O trabalho mais famoso do Workshop obviamente são as trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbiti vencedoras do Oscar®, mas você certamente já viu muitos outros filmes e que eles participaram e não faz ideia, como por exemplo: Blade Runner 2049, Avatar, As Crônicas de Nárnia, entre muitos outros.


Cuba Street

Uma das ruas mais queridas e conhecidas em Wellington, a Cuba Street é um daqueles locais onde todos são bem-vindos e se sentem em casa. Não há distinção entre o "alto e o baixo", todos convivem harmoniosamente independente do seu grupo social. Na Cuba Street você encontra desde cafés, as lojas de roupas vintage e bares.


Transporte Público em Wellington

O transporte público em Wellington torna fácil o acesso em toda a cidade e regiões vizinhas. A cidade possui uma extensa rede de ônibus e trens.

Wellington tem os famosos trólebus (últimos na Oceania e os últimos a dirigir na mão esquerda).


Para pagar pela maioria dos transportes públicos em Wellington, você pode usar dinheiro ou cartão de carga, conhecidos como "smart cards"Com os smart cards você não pode economizar até 20% da tarifa. Como existem diferentes empresas de transporte público em Wellington, a maioria delas possui seu próprio smart card. Se você for usar o transporte público com um trajeto frequente, vale a pena adquirir um. Os principais cartões são:

As tarifas são determinadas por zonas, com base na distância da viagem. Quanto mais zonas você percorrer, maior a tarifa. Lembre-se de que, ao trocar de veículo em sua viagem, geralmente há um custo adicional, a menos que você tenha adquirido um bilhete de transferência.


Transportes para Estudantes em Wellington

Dependendo do curso que for estudar em Wellington você pode conseguir 25% de desconto nas tarifas em alguns cartões. Vale a pena checar com a escola que irá estudar para saber se você terá direito ao desconto.


Se você ainda não está familiarizado com a cidade e tem dificuldade de encontrar a direção e qual transporte deve pegar, você pode acessar o site da MetLink que oferece o serviço de planejamento de viagem.


Aluguel de Carros em Wellington

Se precisar alugar um carro em Wellington para viajar, há uma grande variedade locadoras de carros. Para alugar um carro na Nova Zelândia você deve ter os requisitos de habilitação que comentei acima. Se quiser saber sobre dirigir na Nova Zelândia, no post sobre Auckland eu explico todos os detalhes.


Existem várias opções para alugar carro em Auckland. Algumas opções são: Vancy | Bargain Rental Cars | Omega Rental.


Se quiser informações sobre como dirigir na Nova Zelândia, acesso o post: "Dirigir na Nova Zelândia: Tudo que você precisa saber"


Vida Noturna em Wellington

Se você está procurando um local para dançar ou para beber uma cerveja artesanal de alta qualidade ou ainda um local para passar o tempo com amigos você encontra todas essas opções e muito mais na noite de Wellington. O principal "point" de festas em Wellington fica ao longo da "Courtenay Place", onde existe um mix de boates, bares e pubs.


O local por ser na orla, tem vistas espetaculares do porto. Lembre-se de que você precisa de um ID válido para beber ou até ir a bares em Wellington. O passaporte é o documento mais recomendado para os estrangeiros mas cuidado para não perder!


Os melhores bares de Wellington têm cerveja artesanal, vinhos locais reconhecidos mundialmente muitos drinks legais. Segue algumas opções:


Para boates algumas boas opções são:



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook |Linkedin



Gostou do post? Compartilhe!


290 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page