Como Abrir sua Conta Bancária na Nova Zelândia



Se você estiver indo para a Nova Zelândia, e precisa abrir uma conta bancária, este post esclarece todas as questões que você precisa saber.

É uma boa ideia abrir uma conta bancária na Nova Zelândia, em vez de manter grandes quantias de dinheiro com você. Os Kiwis dificilmente usam dinheiro, para a maioria das compras usam seus cartões de crédito e débito. Os bancos costumam ter contas especiais para estudantes com taxas mais baixas e as vezes sem taxa. Existem cinco grandes bancos na Nova Zelândia:


ANZ Bank | BNZ Bank | ASB Bank | Kiwibank | Westpac Bank

Você encontrará agências bancárias na maioria das cidades. Os bancos costumam estar abertos de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30 e também nas manhãs de sábado em algumas cidades maiores.

Os caixas eletrônicos 24 horas (chamados de ATM) estão ligados a todos os bancos em todos os lugares. Isso significa que, se por exemplo, se você tiver conta no ANZ e estiver em um local onde existe um caixa do BNZ, você poderá sacar seu dinheiro pelo caixa do BNZ. A maioria dos bancos, que antes costumavam cobrar uma taxa para essa transação, já não cobram mais, mas é sempre bom checar com o banco, pois essas regras podem mudar.

Dica: você também pode usar o cartão do seu banco no Brasil para sacar dinheiro na Nova Zelândia, mas em geral não vale a pena pois a taxa de conversão é menor do que as oferecidas nas casas de câmbio, além de existirem taxas bem altas que os bancos no Brasil cobram, então essa opção seria mais para casos emergenciais. A melhor opção é abrir uma conta na Nova Zelândia e transferir o dinheiro via transferência internacional, o que leva no máximo 3 dias para compensar. Para o saque com seu cartão do Brasil na Nova Zelândia é preciso ter seu cartão do Brasil desbloqueado para esse tipo de transação.


Abrindo uma conta bancária na Nova Zelândia

Abrir uma conta bancária na Nova Zelândia não é difícil (é infinitamente mais fácil que no Brasil). Algumas coisas que você precisa saber:

Alguns bancos só aceitam abrir conta bancária se você tiver um visto acima de 6 meses. É importante verificar diretamente com o banco para ver quais são seus requisitos. Normalmente o Kiwi Bank é um dos mais flexíveis.

A lista de documentos que vai precisar para a abrir sua conta, lembrando que nem todos os bancos pedem os mesmos documentos, é:

  • Cópia do seu passaporte;

  • Evidência de que você está matriculado em uma escola na Nova Zelândia, com sua carta de matrícula, recibo e visto de estudante. Alguns bancos podem pedir também o cartão de estudante da escola;

  • Comprovante de endereço da Nova Zelândia (se a acomodação foi organizada pela escola, normalmente eles fornecem o comprovante). Se estiver em uma acomodação estudantil ou similar, normalmente eles também já têm um modelo de carta para fornecer. Se estiver alugando uma casa, pode levar o contrato de aluguel ou caso já tenha colocado a conta de água e/ou luz em seu nome, esses comprovantes também são validos. Se for ficar em um Airbnb, normalmente é necessário que o host escreva uma carta para você junto com uma conta de água, luz ou telefone em nome do host. Vale a pena também levar o recibo da reserva;

  • Seu número de identificação fiscal de seu país de origem, isso mesmo, seu CPF. Isso é um movimento mundial recente contra lavagem de dinheiro.

Depois de preencher os documentos exigidos pelo banco, você receberá o número da sua conta, onde já poderá fazer depósitos e saques no mesmo dia. Seu cartão ATM também chamado EFTPOS (débito), dependendo do banco, pode ser entregue na hora que abrir sua conta, ou enviado para o seu endereço residencial alguns dias após a abertura da conta. Neste caso você precisa levar o cartão até o banco para escolher sua senha.

Dicas:

Alguns bancos solicitam o agendamento para abrir sua conta, então dependendo do banco que escolher, pode ocorrer de ter que voltar outro horário, mas se tiver sorte e algum funcionário estiver disponível ele poderá abrir na sua primeira visita.


Alguns bancos como o ANZ e Kiwibank solicitam um deposito inicial de NZD$10 para ativar sua conta.


As agências do Kiwibank são sempre nos correios “post office”, mas existem caixas eletrônicos (ATM) espalhadas por todo o país.

Tipos de contas bancárias na Nova Zelândia:


Checking Account

Esta é conta é equivalente à nossa conta corrente, e como no Brasil é voltada para o uso diário, como pagar contas, comprar comida, etc.

Saving Account

Esta é conta é equivalente à nossa conta poupança, uma boa opção caso você tenha quantias maiores para depositar. Alguns bancos como já oferecem a checking e saving account juntas na abertura da sua conta.

Obtendo um número IRD

Você precisará solicitar o seu número de IRD para abrir uma conta bancária na Nova Zelândia. O IRD é similar ao nosso CPF e usado para o pagamento de impostos.

Enviando dinheiro para Nova Zelândia

Se você precisar enviar dinheiro para sua conta na Nova Zelândia, existem empresas que oferecem esses serviços com taxas mais atrativas que os bancos. A Cohort é uma dessas empresas.


Como fechar sua conta bancária na Nova Zelândia

É muito importante que sua conta bancária na Nova Zelândia seja encerrada antes de você sair do país. O fechamento da conta é tão ou mais simples que a abertura. Basta ir ao banco, pedir para fechar e sacar o dinheiro da conta. O processo geralmente leva 20 minutos no máximo. Leve seu passaporte e seus cartões bancários.

Com qual visto posso abrir uma conta bancária na Nova Zelândia?

A maioria dos vistos com duração superior a 6 meses são aceitos para abrir uma conta na Nova Zelândia. O único visto que não permite abrir conta bancária na Nova Zelândia é o visto de turista.

Os bancos cobram alguma taxa?

Normalmente para estudantes internacionais os bancos não cobram taxas, já para contas para Working Holiday Visa pode haver alguma cobrança de taxa, variando de um banco para outro, mas as taxas não são altas.

Estou indo com meu parceiro/cônjuge, devo abrir uma conta conjunta?

Sim, vale muito a pena abrir uma conta conjunta pois se futuramente você tiver a oportunidade de aplicar um visto que permite dependentes, como o visto de trabalho, ou alguns tipos de visto estudante a conta conjunta é utilizada como evidência de relacionamento estável e genuíno, e se tiver uma conta no Brasil também, as evidências ficam ainda mais forte, mas não adianta simplesmente abrir e não movimentar a conta, precisa ter um mínimo de movimentação.

Cartão de débito usado como Crédito.

Você pode inclusive ativar a opção crédito no seu cartão de débito, e comprar online como se fosse um cartão de crédito com o dinheiro sendo debitado da sua conta corrente. Você pode inclusive utilizar a mesma função para pagamentos agendados online, como por exemplo seguro de carro. Na hora de usar o cartão para pagar nas “maquininhas” chamadas na NZ de “EFTPOS”, o cartão irá aparecer na função cheque (débito), saving (poupança) e credit (crédito), só que a função crédito na verdade não está disponível porque você não tem um cartão de crédito, então se você selecionar essa opção a transação será declinada. Você terá que solicitar opção "debit" ou "saving" dependendo de onde o seu dinheiro estiver disponível.

Seu nome no cartão de crédito

Os bancos que fornecem o cartão de débito no momento que você abre sua conta, o cartão não terá seu nome impresso, em vez disso, vai estar escrito no cartão algo como “VISA DEBIT CARD HOLDER”. Esse detalhe é muito importante, pois quando você for fazer uma conta online você precisa colocar seu nome completo em vez do nome que consta no cartão.


Aproveite a se inscreva em nossos canais!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin



Gostou do post? Compartilhe!


12 visualizações
Veja outros posts que você pode gostar!
Newsletter
Receba nossas newsletters e fique por dentro do que acontece na Nova Zelândia. 
Spam Free

Política de Serviços

Termos & Condições

Contato

Formulário de Contato

Whatsapp: (19) 991772626

contato@migratunz.com.br

Localização

Vinhedo, SP

Copyright © 2018 MigratuNZ - Especialista em Vistos para a Nova Zelândia - Todos os direitos reservados

  • Logo Linkedin
  • Logo Youtube
  • Logo Facebook Redondo 2
  • Logo Instagram