top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Conheça Christchurch - Nova Zelândia

Atualizado: 18 de jul. de 2020


 
Foto de Christchurch
Christchurch
 

Christchurch

A cidade de Christchurch, chamada em Maori de Otautahi, é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia localizada na região de Canterbury. A cidade tem aproximadamente 385.500 habitantes, o que a torna a segunda cidade mais populosa da Nova Zelândia, sendo Auckland a primeira e Wellington a terceira.


A cidade está em constante evolução, sempre oferecendo aos moradores e visitantes algo novo para explorar. Envolvida em arte de rua e projetos inovadores, Christchurch se apresenta com muito dinamismo e áreas verdes.


A zona central da cidade apresenta uma mistura arquitetônica interessante; ao mesmo tempo que possui projetos com uma arquitetura nova e avançada a cidade também apresenta uma arquitetura antiga através de alguns dos edifícios mais antigos da Nova Zelândia.


O rio Avon atravessa toda a cidade, trazendo uma paisagem natural em meio ao ambiente urbano. Como grande parte da cidade é constituída de parques e jardins além de muitas áreas de lazer, Christchurch ganhou o apelido de "Garden City of the Plains".


Christchurch possui das melhores águas do mundo, considerada entre as mais puras e limpa dos mundo.


Clima de Christchurch

O clima de Christchurch é oceânico temperado, com verão ameno, inverno frio e chuvas moderadas regulares. No verão (dez-fev) a temperatura média fica entre 21°C – 23°C. Já no no inverno (jun-ago) a média fica entre 11°C – 13°C. Todavia é comum a temperatura cair abaixo de 0° C à noite. As quedas de neve ocorrem em média três vezes por ano.


Abaixo eu listo sobre o clima de Christchurch:

  • Nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março o clima é bom com temperaturas médias agradáveis.

  • O mês mais quente é janeiro, com uma temperatura máxima média de 22°C.

  • O mês mais frio é julho com uma temperatura máxima média de 10°C.

  • Julho também é o mês mais chuvoso.

  • Setembro é o mês mais seco.

A região de Christchurch

Existem muitas cidades ao redor de Christchurch que valem a visita.


Lyttelton

Lyttelton é uma cidade portuária que fica a 12km de Christchurch e tem acesso direto para Christchurch através do túnel de Port Hills. A cidade tem belas vistas do porto da cidade e muitos cafés ao redor.


Akaroa

Akaroa tem uma forte influência francesa e fica a 75 quilômetros de Christchurch. A viagem entre as cidade leva cerca de 1h com uma bela visão panorâmica da Península de Banks. Ao visitar a cidade não há como não perceber a influência francesa na arquitetura desta pequena cidade.


Kaikoura

Kaikoura é uma cidade costeira localizada a cerca de 180km de Christchurch muito famosa pela sua beleza natural. O tempo de viagem entre as duas cidades é aproximadamente de 2:30hrs. Lá em possível encontrar baleias, golfinhos, focas e albatrozes. Se você gosta de caminhar, vale a pena visitar o Mount Fyffe e a Reserva Puhi Puhi.


Arthur's Pass

Arthur's Pass é uma vila em uma região montahosa, uma espécie de vale, e também um parque nacional localizado a 150 quilômetros de Christchurch, cerca de 2 horas de viagem.

As estradas que levam a pequena vila são íngremes, com rios e cachoeiras ao longo do trajeto. Você poderá encontar o Kea um pássaro nativo da Nova Zelândia muito comum nesta região.


Hanmer Springs

Hanmer Springs é uma pequena cidade localizada a 135km de Christchurch, cerca de 1:30hrs. A cidade é muito conhecida pelas suas piscinas de águas termais, perfeito para relaxar em um spa. Mas a cidade também oferece outras atividades como passeios de barco, bungy, mountain bike e tracking.


Waipara Valley

Se você aprecia um bom vinho, você tem que visitar Waipara Valley, pois é uma área produtora de vinho a 60km de Christchurch. As uvas mais conhecidas de Waipara Valley, são pinot noir e riesling.


Oxford

Oxford é uma pequena cidade escondida no"pé" dos Alpes do Sul e fica a 45km de Christchurch, cerca de 50min de viagem. A ciadade tem o estilo de uma vila rual inglesa e oferece as monhanhas dos alpes para serem exploradas. As trilhas mais populares são Pearson Park, Ashley Gorge Park e Ryde Falls Track.


Methven

Methven fica a 95km de Christchurch cerca de 1 hora de carro. É caminho para o Mount Hutt, famoso campo de ski e snowboard. A cidade é uma excelente opção para relaxar e também para quem gosta de atividades com mais adrenalina como passeio de balão ou barco a jato pelo rio Rakaia.


Geraldine

Geraldine é uma cidade rural com grande influência artistica localizada a 140km de Christchurch. A cidade tem o famoso observatório de estrelas e o museu de carros antigos.


Parque Nacional Aoraki / Mount Cook

Aoraki / Mount Cook é mundialmente famoso por ser o ponto mais alto da Nova Zelândia. Talvez você já tenha visto a foto do Mount Cook em algum lugar. A viagem de Christchurch ao Parque Nacional Aoraki / Mount Cook leva cerca de 3.5hrs. A viagem oferece paisagens incríveis como o Lago Tekapo, os Alpes do Sul e o Lago Pukaki. Se você curte história, vale muito a pena visitar o Sir Edmund Hillary Alpine Centre, um museu com exibições de filmes em 3D e um planetário muito legal.


Economia de Christchurch

A agricultura sempre foi a principal atividade econômica de Christchurch. Segundo A PGG Wrightson, a cidade tem a maior participação no agronegócio da Nova Zelândia.


A indústria de laticínios também representam uma parcela importante na indústria da região com altos preços mundiais para produtos lácteos. Muitas fazendas de criação foram convertidas em laticínios.


Nos últimos anos, a agricultura regional se diversificou, criando uma próspera indústria de vinhos em Waipara e produção e processamento de azeitonas. A criação de veados também cresceu na região usando os chifres para a medicina asiática e afrodisíacos. A produção do vinho local de alta qualidade, aumentou o interesse de turistas pela região.


O turismo também representa uma significante parte da economia de Christchurch. A cidade abriga vários resorts de esqui e parques nacionais.


Trabalhar em Christchurch

O tipo de trabalho que o estudante internacional vai encontrar em Christchurch é o mesmo que nas outras cidades e regiões da Nova Zelândia. No meu artigo sobre empregos na Nova Zelândia você encontra dicas importantes para conseguir trabalho. Não esqueça que também vai precisar solicitar seu IRD.


Transporte Público em Christchurch

Christchurch é um local relativamente fácil para se locomover. Veja algumas algumas opções à sua disposição.


Ônibus

Onibus Metro Bus Christchurch
Metro Bus Christchurch

É o principal meio de transporte público em Christchurch. Existe também o metrô com linhas no aeroporto e em toda a cidade. O ônibus do aeroporto para a cidade custa NZ$8,50. Todas os demais trajetos de ônibus são calculados de acordo com as zonas da cidade, como é feito nas maiores cidades da Nova Zelândia, ou seja, quanto mais distante for, mais caro é a tarifa.


Se for pagar em dinheiro a tarifa é NZD$ 4,00 na Zona 1 e de NZD$ 5,50 para a Zona 2. Os ônibus chamados "metro buses" tem rack para colocar bicicletas e são gratuitos.


Uma boa dica é comprar o cartão "MetroCard", que oferece pelo menos 25% de desconto na tarifa e o cartão custa NZD$10. O cartão é pre-pago, e você precisa apenas carregar com dinheiro. Para utiliza-lo basta informar o seu destino ao motorista do ônibus e passar o cartão no leitor.


Taxis

Taxi não é o meio de transporte com o melhor custo-benefício, mas se precisar utilizar em algum momento, segue as empresas mais econômicas de taxis de Christchurch:


Segue abaixo algumas média de preços de corridas de taxis entre o centro da cidade de e as principais atrações de Christchurch.

  • New Brighton: NZD$ 35-$44

  • International Arctic Centre: NZD$ 35- $43

  • Gôndola de Christchurch (Port Hills): NZD$ 38-$45

  • The Hub Hornby: NZD$ 38- $45

  • Willowbank Wildlife Reserve: NZD$ 39- $46

  • Lyttleton: NZD$ 44- $51

  • Sumner Beach: NZD$ 45-$53

  • Erro de Taylor NZ $ 53- $ 62

  • Orana Wildlife Park: NZD$ 57-$66

Bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado em Christchurch pois a cidade é plana. A cidade oferece muitas ciclovias e os motoristas estão acostumados ao alto tráfego de bicicleta por toda parte.


Bonde

Pode acreditar, Christchurch também tem bonde, embora seja mais visto como um meio de transporte para passeios e é possível se transportar pelo centro utilizando esse meio de transporte. O bonde de Christchurch roda em um circuito dentro centro da cidade, parando em 17 lugares diferentes. Você pode subir em qualquer parada. Os bondes operam a cada 15 a 20 minutos.


Se quiser informações sobre como dirigir na Nova Zelândia, acesso o post: "Dirigir na Nova Zelândia: Tudo que você precisa saber"


Atrações Imperdíveis em Christchurch


Christchurch Botanic Gardens

O Jardim Botânico tem sido desde 1863 uma das principais atrações de Christchurch e possui uma variedade de jardins floridos, árvores nativas, flores da Nova Zelândia e vários conservatórios de plantas.


Avon River

Foto Avor River Christchurch
Avon River

O Avon river tem 14 quilômetros de comprimento a cruza a cidade de Christchurch até desembocar no Oceano Pacífico. O rio é chamado em Maori por Takaro, que significa "o local de um jogo", o rio recebeu seu nome em inglês em homenagem ao escocês Avon.


The TranzAlpine Train

Foto TranzAlpine Christchurch
TranzAlpine Christchurch

É possível viajar de Christchurch (costa leste da Nova Zelândia) a Greymouth (costa oeste), com o trem TranzAlpine. A viagem proporciona paisagens inesquecíveis e tem duração aproximada de cinco horas, com saídas diárias.


Nadar com os Golfinhos

Swim with Dolphins Christchurch

O passeio acontece no porto de Akaroa, onde você poderá nadar ao lado dos golfinhos da espécie Héctor. Esta espécie de golfinho em particular é uma das menores do mundo e é o único lugar onde você pode encontrá-las, eles são amigáveis e divertidos. No passeio também é possível ver outros animais marinhos como pinguins e focas.


Rafting

Se você curte um pouco mais de adrenalina você poderá fazer rafting no rio Rangitata. As correntes do rio vão até o Grau 5 (mais extremo), mas existem trechos mais tranquilos em outras partes do rio, onde é possível ir com família e crianças.


Vida Noturna em Christchurch

Balada em Christchurch

Christchurch é conhecida pode ser uma cidade extremamente artística com uma vida noturna vibrante e cheia de entretenimento. As opções vão desde shows, comédia a boates, bares e restaurantes Algumas opções conhecidas são:


Deja Vu | Fox & Ferret | Cruz | The Dirty Land | The Last Word | Belgian Beer Café Torenhof | Wunderbar | Christchurch Casino | Sullivans Irish Pub.



Gostou do post? Compartilhe!



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin

160 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page