top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Conheça Dunedin - Nova Zelândia

Atualizado: 18 de jul. de 2020


 
Cidade de Dunedin
 

Dunedin

Dunedin, em Maori Otepoti, é a segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia (depois de Christchurch) e a principal cidade da região de Otago.


A área urbana de Dunedin fica ao redor do porto de Otago e de montanhas que são remanescentes de um vulcão extinto. Dunedin era a maior cidade da Nova Zelândia em área territorial mas foi superada por Auckland em 2010 com a formação do Conselho de Auckland.


Dunedin é muito conhecida por seu cenário portuário, animada população estudantil e patrimônio escocês, pois entre 1855 e 1900, milhares de escoceses migraram para a cidade.


Uma cidade pequena com grande personalidade, assim Dunedin é conhecida. A cidade tem sua paixão pela culinária, e um dos importantes berços da criatividade Kiwi, destacados em galerias de artes, butiques de designers e museus. Dunedin também fica perto da Península de Otago, onde é possível ver colônias de focas, albatrozes, pequenos pingüins azuis e os raros pingüins de olhos amarelos. E se você gosta de caminhadas, existem mais de 50 trilhas ao longo da costa entre vales e montanhas para você explicar.


Dunedin fica a 360 km de Christchurch, a viagem leva certa de 5 hrs levando em consideração algumas paradas para um lanche e esticar as pernas. Já a distância para Queenstown é de 280 km e a viagem leva em média 4 hrs também considerando as paradas para lanche e descanso.


Clima de Dunedin

O clima de Dunedin é no geral considerado temperado; no entanto, a cidade tem uma característica muito particular em seu clima; ela possui microclimas o que faz com que as condições climáticas variem entre os bairros da cidade, isso acontece por causa da topografia da cidade que apesar de ser costeira está localizada próximo a vales e montanhas.


O verão em Dunedin não é muito quente, já o inverno é ameno, com muitos dias nublados. Abaixo alguns sobre o clima de Dunedin:

  • Os meses de janeiro e dezembro têm altas chances de chuvas;

  • O mês mais quente é fevereiro, com uma temperatura máxima média de 19 °C;

  • O mês mais frio é julho com uma temperatura máxima média de 10 °C;

  • Dezembro é o mês mais chuvoso;

  • Setembro é o mês mais seco.

Economia de Dunedin

Universidade de Otago-Nova Zelândia
Universidade de Otago-Nova Zelândia

A economia de Dunedin é diversificada com indústrias, muitas editoras, empresas de tecnologia, além de da indústria de educação que também é muito forte, pesquisa e turismo. As atividades mais importantes da cidade se concentram no ensino superior pois Dunedin é a casa da University of Otago, a mais antiga da Nova Zelândia (fundada em 1869) e também da Otago Polytechnic.


Devido a forte presença estudantil em Dunedin, uma grande parte da população, cerca de 22%, são estudantes. Em 2014, Dunedin foi designada como a "Cidade da literatura"pela UNESCO.


Como chegar em Dunedin

Como Auckland é a porta de entrada para que chega do Brasil, devido à distância entre as cidades, a melhor maneira de chegar em Dunedin é voando. Existem vôos diários de Auckland para Dunedin e o tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas. Empresas como Qantas, Jet Star e Air New Zealand operam os vôos.


Transporte em Dunedin

Dunedin é uma cidade bem acessível, mas também é montanhosa, o que não a torna uma boa opção para bicicletas. A cidade oferece muitas opções de ônibus e táxis, caso você não esteja de carro. Se locomover dentro da cidade não é difícil e as distâncias não são grandes.


Aeroporto de Dunedin para a Cidade

O Aeroporto de Dunedin fica a 22 km (30 min) da região central da cidade, e não há ônibus para este trajeto. As opções são: táxi e shuttle que estão sempre disponíveis logo na saída do aeroporto. As informações estão disponíveis do site do aeroporto de Dunedin.


As empresas de táxi em Dunedin são:

Blue Bubble/Dunedin Taxis | Green Cabs | Southern Taxis | City United Taxis | Nab a Cab.

A tarifa média inicial é de NZ$ 3, a partir daí a tarifa geralmente é de NZ$ 3 por km.


Para o serviço de transfer as empresas são:

SuperShuttle | Kiwi Shuttles. O valor médio do transfer do aeroporto para a região central da cidade é entre NZD$ 25 e NZD$ 30.


Ônibus em Dunedin

Existem duas empresas de ônibus em Dunedin GoBus e Ritchies. As tarifas podem ser pagas em dinheiro ou com um GoCard. O preço é calculado por "zonas, ou seja, quanto mais distante você for, mais caro é a tarifa. No link do Gocard você encontra as tarifas com o cartão que oferece descontos de até 25% em relação a tarifa paga em dinheiro, essa é uma pratica em todas as cidades que oferecem cartão de ônibus.


Se você ainda não está familiarizado com a cidade e precisa de informações sobre qual ônibus pegar, você pode acessar o site prefeitura de Otago, eles tem um planejador de viagem, basta você dizer onde está e para onde quer ir e o site te dá as opções e horários e as linhas que deve pegar.


Lembre-se que você precisará sinalizar o motorista se estiver em um dos paradas tranquilas, do contrário ele pode nãoparar. Se uma rota de ônibus indicar "Cidade", significa um dos pontos de ônibus em torno do "Octagon" (região central de Dunedin)


Aluguel de Carro em Dunedin

Se precisar alugar um carro em Dunedin, há uma grande variedade locadoras de carros no próprio aeroporto. Você pode fazer a reserva online ou no guichê das locadoras. Algumas das opções são Avis, Budget, Hertz e Thrifty. Existem também muitas empresas locais de aluguel de carros que oferecem tarifas competitivas o ano todo. Se quiser informações você pode pesquisar as opções disponíveis aqui.


Se quiser informações sobre como dirigir na Nova Zelândia, leia o post: "Dirigir na Nova Zelândia: Tudo que você precisa saber".

Trabalhar em Dunedin

O tipo de trabalho que o estudante internacional vai encontrar em Dunedin é o mesmo que nas demais cidades e regiões da Nova Zelândia. Caso queira entender um pouco mais sobre como procurar emprego na Nova Zelândia, vale a pena ler meu post: Guia Completo de Emprego na Nova Zelândia. Não esqueça que também vai precisar solicitar seu IRD.


Atrações e Atividades em Dunedin

Não importa qual é o seu orçamento, Dunedin tem muitas opções de atividades de museus gratuitos a luxuosas visitas ao castelo. Abaixo eu listei apenas algumas das atividades que você pode fazer em Dunedin, pois a cidade certamente oferece muito mais.


Vida selvagem na Península de Otago

Foca em Dunedin Nova Zelandia

A península de Otago tem uma rica e diversificada vida selvagem, além de oferecer paisagens espetaculares. O local é habitat dos leões-marinhos, focas, albatrozes-reais, pinguins azuis, pinguins de olhos amarelos e muitas outras aves. Existem vários operadores turísticos que fazem os passeios.


Museu de Otago

Museu de Otago-Nova Zelandia
Museu de Otago - © www.newzealand.com

O museu de Otago tem entrada gratuita e oferece uma rica variedade de exposições de cultura, história e arte e com uma coleção com mais de 1,5 milhão de objetos adquiridos ao longo de 150 anos. O museu é de fato uma visita imperdível, onde você irá encontrar tesouros dos primeiros povos Maoris, esqueletos de um plesiossauro, o maior fóssil da Nova Zelândia entre muitas outras atrações.


Jardim Botânico de Dunedin

Jardin Botanico-Dunedin-Nova Zelandia

Aproveite o jardim botânico para respirar um ar fresco e puro, praticar exercícios e curtir as belas opções que o jardim oferece, incluindo caminhar até um vulcão extinto, ver plantas nativas e pássaros exóticos. Além disso, é o lugar perfeito para levar os pequenos se você estiver viajando com a família.


Suba a rua mais íngreme do mundo

Baldwin Street-Dunedin-Nova Zelandia

Dunedin tem a rua mais íngreme do mundo, se chama Baldwin Street detém o recorde mundial. Subir ao topo oferece algumas oportunidades hilárias de fotos.


Larnach Castle

Larnach Castle Dunedin

O castelo de Larnach, localizado em uma colina da Península de Otago é o único castelo da Nova Zelândia com uma história que remonta a 1871. O castelo foi construído no estilo vitoriano, e conta com um lindo jardim, torres, salão de bailes, estábulos e dependências. O passeio oferece também o chá da tarde que pode ser reservado no salão de baile.


Cervejaria Speight

Se você aprecia uma boa cerveja, você tem que visitar a cervejaria mais antiga da Nova Zelândia, a Speight's Brewery. Descubra como uma das marcas de cerveja mais populares da Nova Zelândia faz suas cervejas no Brewery Tour & Ale House Lunch. O tour termina com uma aula de como servir a cerveja perfeita na The Tasting Room e, em seguida, com uma refeição na cervejaria no local, incluindo um copo de sua cerveja recém-descoberta.


Viagem de trem em Dunedin

Train Station Dunedin
Train Station Dunedin

A estação ferroviária de Dunedin é uma atração muito procurada pelos turistas, graças à sua linda arquitetura. Você pode relaxar em uma viagem de trem pela ferrovia Taieri Gorge passando pelo lindo cenário local que atravessa vários viadutos e túneis. A viagem inclui um café a bordo e momentos para fotos incríveis.


Praias em Dunedin

Por ser uma cidade costeira, Dunedin tem muitas praias ao longo da sua costa. A maioria das praias tem fácil acesso e ficam a alguns minutos de carro da região central. Um fato interessante é que Dunedin é conhecida como a 'Bali de águas frias' por suas praias com muitas ondas para a pratica do surf. Abaixo indido algumas delas pois existem muitas na região para visitar.


Praia de St Kilda, St Clair e Piscina e Piscina de Água Salgada

St Clair Beach Dunedin
St Clair Beach Dunedin

A praia mais próxima do centro de Dunedin, a apenas 15 minutos de ônibus, St Kilda e St Clair, são uma longa faixa de areia branca voltada para o Oceano Pacífico.


Se você nunca experimentou surfar, St Clair é o lugar perfeito para tentar, tendo ainda uma escola local de surf. Além disso, muitos cafés e bares se alinham à beira-mar com uma vista de tirar o fôlego do oceano


Você ainda tem a opção de relaxar na St Clair Hot Salt Water Pool, uma piscina pública aquecida ao ar livre, localizada entre rochas e a poucos metros do oceano. A temperatura da água da piscina é de 28 graus e ainda oferece piscinas para crianças.


Aramoana Beach e The Mole

Aramoana Beach Dunedin
Aramoana Beach Dunedin

As duas praias são vizinhas, na verdade sendo a Mole uma especie de quebra-mar que se estende até a entrada do porto. Caminhar pela praia quando o mar está com ondas é espetacular. O local também é ótimo para observar os albatrozes mergulhando em Taiaroa Head, do outro lado do porto.


A noite é ótima para tirar várias fotos do local pois é possível captar a Via Láctea e a Aurora Australis quando esses fenômenos aparecem.


Blueskin Bay

Blueskin Bay é um encontro entre o rio e o mar e fica a cerca de 25 km de Dunedin. O nome Blueskin foi dado em homenagem a Te Hikututu e seu sobrinho Kahutin, por causa de todos os seus Ta Moko (tradicionais tatuagens Maori). O local é abundante em berbigão, um molusco também encontrado no Brasil e servido em restaurantes de frutos do mar.


Brighton Beach

Brighton Beach Dunedin
Brighton Beach Dunedin

Brighton é uma pequena cidade costeira a 20 km de Dunedin, muito popular para passeios de um dia, seguindo a estrada costeira que passa por Tunnel Beach e Blackhead ou pela Green Island. Quando a maré está baixa a Barney's Island é um ótimo lugar para explorar e perfeitas para crianças pequenas.


Do outro lado da ponte, você encontra um ótimo local para piquenique com a família ainda consegue alugar um barco para passear pelo rio.


Vida Noturna em Dunedin

Noite em Dunedin

A vida noturna em Dunedin é agitada e oferece muitas opções desde bares, restaurantes até clube noturnos. Os Mou Very, Inch Bar, Captain Cook, Starters Bar, ReFuel, Malbas, Speight’s Ale House e the Craic são algumas das opções para você curtir na noite de Dunedin. Para curtir a balada tem o 10 Bar, Urban Factory e Monkey Bar.

No link de pesquisa do Google você encontra todas as opções da região.




Gostou do post? Compartilhe!



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


118 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page