• Antonio Franco

Dirigir na Nova Zelândia: Tudo que você precisa saber

Atualizado: Jul 23


Estrada da Nova Zelândia (mão inglesa)

A Nova Zelândia possui uma excelentes estradas mas ainda assim é muito importante ficar atento as orientações, pois existem detalhes importantes no trânsito e na forma de dirigir na Nova Zelândia que são bem diferentes do Brasil. Por exemplo:

  • Na Nova Zelândia se dirige na mão esquerda (mão Inglesa);

  • As estradas da Nova Zelândia são em geral mais estreitas que as do Brasil, mais sinuosas e às vezes mais íngremes;

  • As estradas são na maoria das vezes de mão dupla, com uma faixa em cada direção;

  • Cintos de segurança são obrigatórios para todos no veículo. Se você é parado por um policial e o passageiro no banco de trás não estiver usando o cinto de segurança, ambos poderão levar multa;

  • É ilegal usar um telefone enquanto estiver dirigindo.

O departamento de trânsito da Nova Zelândia oferece um guia de trânsito em português. Você pode baixar o documento clicando no arquivo a seguir:




Os estrangeiros podem dirigir na Nova Zelândia por até 12 meses com a CNH do Brasil, mas ela precisa ser a CNH definitiva, do contrário você terá restrições para dirigir na Nova Zelândia.


É preciso traduzir sua CNH com um tradutor reconhecido pelo departamento de trânsito da Nova Zelândia. A Translations NZ faz essa tradução e tem atendimento em Português. Ou se preferir pode tirar a Permissão International para Dirigir (PID) antes de sair do Brasil. Após 12 meses é obrigatório aplicar para a habilitação da Nova Zelândia. O departamento de trânsito da Nova Zelândia chamado NZTA tem as informações sobre como solicitar sua habilitação.


Embora o seguro de veículo não seja obrigatório na Nova Zelândia, é altamanente recomendável que você faça pelo menos um seguro para terceiros, pois você irá notar que carro é muito barato na Nova Zelândia se comparado ao Brasil, mas consertar é bem caro. Nas ruas você verá carros caros como BMW, Jaguar, até mesmo Ferrari e Lamborghini.


Ao dirigir na Nova Zelândia você irá notar algumas regras diferentes do Brasil. Por exemplo as regras de passagem do carro determinam a prioridade do tráfego nos cruzamentos e rotatórias. Nos cruzamentos em T, você deve dar passagem a todo o tráfego que atravessa o topo do T ou vira à sua frente. Se você estiver no topo do T virando à direita, deverá abrir caminho para o tráfego passando direto ou virando à esquerda. Em um cruzamento de quatro vias, dê passagem ao tráfego que vem direto ou à sua direita. No início confunde um pouco mas logo você entende como funciona.


O fluxo dos carros nas rotatórias são sempre no sentido horário. Se você estiver virando à esquerda em uma rotatória, indique na seta sua esquerda ao se aproximar. Se você estiver passando direto pela rotatória, não é preciso indicar na seta pois estará seguindo o fluxo do trânsito. Se uma interseção for controlada por um sinal de parada, é obrigatório parar.


Limites de velocidade

Ao dirigir nas estradas da Nova Zelândia, note que o limite máximo é 100 km/h. Já nas cidades o limite máximo é 50 km/h, mas existem trechos nas estradas com velocidade maxima de 80 ou 90 km/h, onde a taxa de acidentes é considerada mais alta. Já nas cidades as áreas que são compartilhadas com os pedestres tem velocidade máxima de 10km/h.


Enquanto as placas de limite de velocidade das estradas são indicadas por um círculo vermelho, as placas de limite de velocidade sugerida possuem números pretos em fundo amarelo. Os limites de velocidade máximo sempre terminam em 0, enquanto os limites sugeridos terminam em 5.


Estacionamento

Os sinais para os estacionamentos são azuis e indicam o tempo em que você pode estacionar, os tipos de veículos permitidos naquele estacionamento e os horários em que o estacionamento está em vigor. Se nenhum horário for especificado, o limite de estacionamento entrará em vigor entre 8h e 18h. As linhas amarelas tracejadas significam que você não pode estacionar nesse trecho em nenhum momento. Na Nova Zelândia a indústria do reboque é grande, se você parar em um local proibido pode ter certeza que seu carro será rebocado e terá que pagar um valor considerável para liberar.


Uso de álcool e drogas

É ilegal dirigir se estiver sob efeitos de qualquer tipo de droga (incluindo medicamentos legais para doenças como gripes e resfriados). O limite de álcool é de 250mcg por litro de ar ou 50mg/100ml de sangue (0,05%). Se for viajar com um carro alugado, verifique a apólice de seguro do carro alugado, pois é improvável que o seguro cubra qualquer tipo de acidente se estiver dirigindo sob a influência de álcool ou drogas.


O bafômetro na Nova Zelândia é pratica muito comum, então fique atento e respeite as leis. Qualquer multa mais séria, poderá impactar nos seus planos de permanecer na Nova Zelândia, pois se a multa foi devido a um alto grau de álcool ou droga no sangue, ela será considerada infração gravíssima o que imapcta diretamente na aplicação de vistos de qualquer categoria.


Condições das estradas na Nova Zelândia

Estrada Rural da Nova Zelândia

As condições das estradas na Nova Zelândia variam bastante, desde rodovias com 5 faixas chamadas de Motorway, até as estradas de terra. As motorways só existem em perímetro urbano dos principais centros.


Muitas das estradas da Nova Zelândia têm poucas oportunidades de ultrapassagem, então tem que ter muito cuidado na hora de fazer a ultrapassagem.


O inverno pode trazer neve e gelo em toda a Ilha Sul e parte na Ilha Norte, como na Rodovia Napier-Taupo proximo às estações de Ski como Turoa e Whakapapa. Verifique essas informações online antes viajar pois pode haver a formação do chamado gelo negro "black ice" que você não consegue ver e o carro perde a tração.

Aluguel de Moto

Se você for alugar uma moto, é altaente recomendado que leia as regras pois são bem diferentes do Brasil. Para se ter uma idéia, fazer corredor é expressamente proibido com motos. É preciso ter uma licença de moto no Brasil para conseguir alugar uma moto na Nova Zelândia. Os capacetes são obrigatórios e você deve sempre andar com o farol ligado.


Scooters de 50cc

Enquanto para dirigir moto na Nova Zelândia é preciso ter a habilitação correta, mesmo sendo do Brasil, para digiri scooters de no máximo 50cc não é preciso ter habilitação especial para moto, a habilitação de carro é suficiente.


Como tirar a habilitação da Nova Zelândia

Como expliquei no inicio do post, a habilitação do Brasil vale por 12 meses na Nova Zelândia. Após esse período é preciso aplicar para a habilitação da Nova Zelândia. O site do NZTA explica o passo-a-passo de todo o processo.


O Brasil como não tem acordo com a Nova Zelândia, se faz necessário fazer os dois testes, téorico e prático.


O primeiro passo é se increver no AA para fazer o teste escrito. Não subestime o teste, pois são 35 questões e você precisa acerta pelo menos 32. Ao passar no teste você irá receber uma habilitação temporária, que já permite que você dirija na Nova Zelândia, mas ela tem validade curta, ou seja, você precisa fazer o exame prático.


No canal Driving Test do Youtube você encontra vários exemplos de questões sobre os testes, vale a pena dar uma olhada nos vídeos.

Etapas para solicitar a Habilitação da NZ (crédito NZTA)


Gostou do post? Compartilhe!



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin

0 visualização
Veja outros posts que você pode gostar!
Newsletter
Receba nossas newsletters e fique por dentro do que acontece na Nova Zelândia. 
Spam Free

Política de Serviços

Termos & Condições

Contato

Formulário de Contato

Whatsapp: (19) 991772626

contato@migratunz.com.br

Localização

Vinhedo, SP

Copyright © 2018 MigratuNZ - Especialista em Vistos para a Nova Zelândia - Todos os direitos reservados

  • Logo Linkedin
  • Logo Youtube
  • Logo Facebook Redondo 2
  • Logo Instagram