top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Trabalhar na Nova Zelândia (2023): Guia Completo

Atualizado: 16 de mar. de 2023


 
Vaga de Emprego para Estudantes Nova Zelândia
Busca de Emprego para Estudantes
 

A maioria dos vistos de estudante da Nova Zelândia oferecem a opção de estudar e trabalhar. Alguns vistos como o de inglês permitem que trabalhe 20h horas por semana durante o período de estudo e ainda há outras opções de vistos que permitem trabalhar 40 hrs por semana durante as férias do curso.


Quanto um estudante internacional recebe?

O salário mínimo é hoje (2020) de NZ $20,00 por hora, mas é possível receber mais, vai depender do tipo de trabalho que conseguir. É a conhecida regra, quanto melhor seu inglês, maiores são as chances de conseguir um trabalho que pague mais.


Os estudantes que trabalham na Nova Zelândia pagam impostos?

Sim, o imposto é aplicável a todos que trabalham na Nova Zelândia. A taxa de imposto atual é de 10,5% para quem ganha menos que NZ$14.000 por ano, o que se aplica para a maioria dos estudantes. Para trabalhar na Nova Zelândia é preciso aplicar para número de IRD, similar ao CPF no Brasil. É possível fazer a solicitação online.


Que tipo de trabalho o estudante pode conseguir?

A maioria dos estudantes conseguem trabalho na indústria de hospitalidade. Alguns exemplos:

  • Assistente de vendas: muitas lojas na Nova Zelândia oferecem trabalho meio-período para os estudantes. A maioria das lojas na Nova Zelândia fecha às 18h, mas é possível que precise trabalhar nos fins de semana.

  • Trabalho sazonal: são trabalhos em fazendas, viniculturas, colhendo frutas e legumes. Não é necessário nenhuma habilidade específica para este tipo de trabalho, que é muito popular durante as férias de verão.

  • Assistente de supermercado: os supermercados oferecem trabalho para estudantes de muitos países para trabalhar nos fins de semana e à noite.

  • Garçom/Garçonete: esse é um dos trabalhos mais comuns, milhares de estudantes inclusive os próprios kiwis trabalham em bares, restaurantes e cafés. É um bom trabalho principalmente se você já se comunica bem em inglês. Na Nova Zelândia a gorjeta não é muito comum, mas os restaurantes normalmente oferecem refeições durante o seu turno de trabalho, o que ajuda a economizar.

  • Kitchenhand (ajudante de cozinha): este trabalho é muito comum para quem ainda tem inglês básico. O trabalho é duro como lavar louça e ajudar os chefs a prepararem pratos mais simples. Mesmo que seja um trabalho duro, vale a pena, eu mesmo trabalhei alguns anos como Kitchenhand.

  • Barman: Na Nova Zelândia é preciso ter pelo menos 18 anos para trabalhar como barman. Este trabalho também exige domínio do inglês já que é preciso atender o público.

  • Cleaner (faxineiro): trabalha com limpezas de escritórios, casas, escolas, etc.

  • Construção civil: dentro da construção civil pode variar, pode ser um cleaner, ou ajudar outras pessoas que tem função dentro da obra.

Estudante Trabalhando em Café
Emprego em Cafés e Restaurantes é uma boa opção

Onde o estudante pode procurar trabalho?

Existem sites muito populares para empregos que em áreas mais urbanas como o www.trademe.co.nz ou www.seek.co.nz.


Existem estratégias diferentes para o tipo de trabalho que esteja buscando. Se por exemplo estiver buscando trabalho em restaurantes, cafés e bares menores, que não sejam de grande redes, a estratégia que melhor funcionou para mim foi preparar um CV com informações essenciais como nome, tel de contato, sua disponibilidade de trabalho (dia e período) tipo de visto que possui, nível de inglês e pode colocar habilidades e qualificações. O que deu mais certo para mim foi imprimir CVs e ir para as ruas com maior número de estabelecimentos e distribuir todos os dias até me chamarem. Todas as vezes que precisei buscar emprego funcionou dessa forma. Disponibilizei um exemplo de CV no formato utilizado na Nova Zelândia para você baixar:

Exemplo CV Tradicional
.docx
Download DOCX • 27KB



Para empregos em empresas maiores a estratégia a ser utilizada é o envio do CV por email de acordo com as instruções da empresa, algumas possuem sites próprios enquanto outras utilizam o Trademe ou Seek por exemplo. Nesses casos, o CV precisa ser mais elaborado, e seria interessante também preparar uma Cover Letter que é muito utilizada na Nova Zelândia.


No site do Careers NZ tem uma página com instruções e exemplos de como preparar um CV e uma Cover Letter dentro dos padrões da Nova Zelândia. De qualquer maneira você podem baixar também o modelo que disponibilizei abaixo. Se quiser saber mais dicas de como preparar uma boa cover letter, ao final da página eu disponibilizo algumas excelentes.

Modelo Cover Letter
.docx
Download DOCX • 17KB



Para empregos sazonais como fazendas, vale a pena dar uma olhada nos sites do Trademe e Seek, mas também em sites mais específicos como:


É comum durante o período de Natal que muitos comércios contratem estudantes para ajudá-los a gerenciar a demanda do período. A temporada de turismo nesta época do ano também é alta.


Existem algumas empresas que contratam os estudantes diretamente, segue abaixo as principais empresas da Nova Zelândia divididas em categorias. Estão listados os principais supermercados, restaurantes, cafés bares e fast-food.


Supermercados:


Restaurantes e Fast-Food:


Dicas para preparar uma boa cover letter:

1 - Faça uma página no máximo: essa é a dica mais importante de todas - se apresente de forma sucinta.


2 - Fale com a descrição sobre a vaga de trabalho em questão: todo anúncio de emprego tem "palavras-chave", como por exemplo "hard-working" "reliable". Adicione esses termos de forma natural na sua carta, isso mostra que você leu a descrição do trabalho e acredita que é adequado para a vaga.


3 - Mencione apenas as habilidades relevantes: evite apresentar habilidades que não são relevantes ao emprego - com uma carta de apresentação, menos é mais.


4 - Se tiver experiências anteriores relevante ao trabalho, descreva. Por exemplo, se você estiver aplicando para uma vaga em um supermercado, mencione experiências no setor de varejo ou que tenha sido voltada para o atendimento ao cliente.


5 - Peça a alguém conhecido para ler sua carta de apresentação, de preferência alguém que domine bem o inglês. Uma segunda opinião é sempre bem-vinda.


Em caso de dúvida, concentre-se no que importa - Sua carta de apresentação nunca deve ser um ensaio. Se estiver com problemas para colocar algo no papel, concentre-se apenas no que o empregador deseja ouvir e no que você quer dizer sobre si mesmo.


Abaixo eu deixo um vídeo bem legal que explica todas as opções de estudo e trabalho na Nova Zelândia.


Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin



Gostou do post? Compartilhe!


930 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page