top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Conheça Tauranga e Mount Maunganui - Nova Zelândia

Atualizado: 18 de jul. de 2020


 
Mount Maunganui-Bay of Plenty
Mount Maunganui
 

Tauranga | Mount Maunganui

Muitas pessoas perguntam se o Mount Maunganui é outra cidade como Tauranga. Na verdade o "Mount" como é conhecido já foi de fato uma cidade independente de Tauranga, mas depois que a ponte do porto de Tauranga foi construída em 1988, o Mount Maunganui passou a ser distrito de Tauranga, mas segue tão ou até mais conhecido que a própria Tauranga.


O Ministério da Cultura e do Patrimônio da Nova Zelândia traduz a palavra Maunganui, de origem Maori, como a "grande montanha" devido ao morro formado por lavas de erupções vulcânicas de 3 milhões de anos de formação.


O Mount é um local muito popular para atividades como trilhas que levam até o topo do morro e propicia uma vista simplesmente fantástica do alto.

O Mount também tem grande importância cultural. As três tribos (Iwi em Maori) existentes em Tauranga (Ngati Ranginui, Ngai Te Rangi e Ngati Pukenga), consideram o Mount sua montanha sagrada.

Tangaroa, Deus do Mar, para os Maoris tem sua estátua de 3 metros ao lado do Mount. Para os Maoris a imagem está ali para avisar aos que se aventuram no mar que ali é o seu domínio. Há também uma grande rocha chamada Te Kuia, que é a personificação de uma grande anciã que já residiu no Mount. Um prática local é oferecer um Koha (presente) a Te Kuia quando forem entrar no mar com barcos, para terem segurança.

Mount Maunganui-Por-do-Sol
Pôr do Sol - Mount Maunganui

Região e Clima de Mount Maunganui

Mount Maunganui está localizado em Bay of Plenty, região com mais dias de sol por ano da Nova Zelândia. A costa de 125 km de extensão de Bay of Plenty é protegida pelas montanhas de Coromandel e Kaimai Mamaku. Com isso a incidência de chuvas na região é menor do que outras partes da Nova Zelândia.


Não é a toa Mount Maunganui é um destino muito popular durante o Ano Novo, pois como região litorânea é ideal para passar as férias de verão, período onde é possível encontrar muitas festas na praia e nas regiões ao redor. A praia do Mount Maunganui fica no litoral leste e toda a costa é muito famosa pelas areias brancas e favorável à prática do surf.


Durante os meses de novembro a março o clima é muito agradável com temperaturas variam entre 20 °C e 25 °C. Julho é o mês mais frio com temperatura máxima média de 14°C e março é o mês mais chuvoso.


Outras Cidades de Bay of Plenty


Rotorua

Rotorua-Bay of Plenty

Uma cidade fascinante por suas características geológicas distintas e cultura Maori muito presente, Rotorua é uma cidade que vale muito a pena visitar.


Rotorua fica a 60 quilômetros de Tauranga, 80 km de Taupo, 105 km de Hamilton e 230 km de Auckland. A cidade é conhecida pelas suas atividades geotérmicas e uma rica cultura Maori. A cidade também oferece atividades para quem gosta de adrenalina, vida selvagem e natureza. Rotorua é conhecida como a cidade-termal paraíso da Nova Zelândia: um lugar onde você vai encontrar muitas atividades vulcânicas. Rotorua é um perfeito equilibrio para os que buscam cultura e aventura.


Aproximadamente 34% da população é Maori, com performances culturais e os tradicionais Hangi (banquetes cozidos com o vapor subterraneo em buracos cavados na terra).


O nome Rotorua deriva das palavras Maori "Roto" (lago) e "Rua" (dois ou segundo): traduzida como o "Segundo Lago". A razão é porque dentro da cultura Maori, acredita-se que o lago Rotorua, foi o segundo a ser descoberto pelo chefe Maori Ihenga. Segundo a lenda, Ihenga homenageou a área a seu tio, dando-lhe o nome completo Rotorua Nui-a-Kahumatamomoe. A lenda demonstra um aspecto muito importante de Rotorua: sua conexão cultural com a cultura Maori. Os visitantes tem a oportunidade de aprender sobre a cultura Maori através das aldeias locais.


Rotorua abriga vários gêiseres, piscinas de lamas borbulhantes e fontes termais quentes. Alguns parques termais como o Kuirau Park e o Kerosene Creek têm acesso gratuito e com direito a mergulho. Outros, como o Wai-O-Tapu Geothermal Wonderland, é cobrada a entrada, mas vale cada centavo ver suas incríveis piscinas coloridas e características vulcânicas de perto.


A região como um todo possui 16 lagos, perfeito para atividades aquáticas como pesca, esqui aquático, caiaque são bastante populares nos meses de verão, e o Lago Rotorua já foi local de eventos internacionais, como o Campeonato Mundial de Esqui Aquático de 2007 e o Campeonato Mundial de Vela de 2009.


Whakatane

Um verdadeiro paraíso, Whakatane (pronuncia-se 'fa-ka-ta-né") fica a 90 quilômetros de Tauranga e 89 quilômetros de Rotorua, na foz do rio Whakatane.


A população de Whakatane é de aproximadamente 16.000 pessoas sendo a terceira maior área urbana da região, atrás de Tauranga e Rotorua. Cerca de 40% da população de Whakatane tem ascendência Maori.


A o setor mais forte da economia de Whakatane é a agricultura, mas há muito mais em Whakatane do que a agricultura, existem praias maravilhosas e ensolarada.


Te Puke

Te Puke é uma cidade localizada a 28 quilômetros de Tauranga. A cidade é conhecida pela produção da fruta kiwi, e por isso é chamada a capital mundial de kiwis, sendo esta a principal atividade econômica da cidade que tem população estimada de 9.000 habitantes. Mas existem também outras culturas agrícolas na região, como o abacate e frutas cítricas. Também possui um setor agrícola próspero, baseado em laticínios, gado, veados e ovelhas.


Se você estiver perto de Te Puke visite um pomar em funcionamento e aprenda a história dos kiwis (e não se esqueça de experimentar o sorvete de kiwis!).


Katikati

Katikati fica a 28 quilômetrosde Waihi e a 40 quilômetros de Tauranga.


Katikati ficou conhecida por seus diversos murais pintados nas paredes de edifícios comerciais, criando uma atmosfera vibrande na cidade. Essa arte urbana começou na década de 1990 com o propósito de atrair o interesse turístico na cidade, o que deu o prêmio de a "Mais Bela Pequena Cidade" da Nova Zelândia.


Katikati também foi nomeada como a "Capital do Abacate", mas além do cultivo de abacate a cidade também cultiva kiwi.

Murupara

Murupara (em Maori "limpar a lama") é uma cidade localizada no distrito de Whakatane. A cidade está situada em uma parte isolada da região entre a Floresta Kaingaroa e o Parque Nacional Te Urewera há 65 km de Rotorua.


A floresta Kaingaroa na verdade é uma floresta plantada pelo homem, com 2.900 km2 de extensão, sendo a maior do hemisfério sul. No começo do século em 1900, deu-se início ao plantio da gigantesca Kaingaroa Forest.


A população de Murupara é predominantemente Maori, o que se torna uma grande oportunidade para apreder sua cultura.


Como chegar em Tauranga | Mount Maunganui

Se você estiver chegando em um vôo internacional em Auckland, existem vôos diários para Tauranga. O trajeto leva 40min e as aeronaves são pequenas.


A outra opção é via terrestre. São aproximadamente 190 km de Auckland. De carro a viagem leva em média 2:30hrs. Se for the shuttle ou ônibus vai levar mais tempo podendo chegar até 4hrs. A estrada é linda e vale a viagem.


Transporte em Tauranga | Mount Maunganui


Viagem de Auckland para Tauranga | Mount Maunganui

Para serviços de traslados no aeroporto de Auckland existem algumas opções:

É aconselhável fazer a reserva online antes de chegar para que eles já estejam aguardando por você ao chegar no aeroporto.


Se quiser ir de ônibus a empresa que faz o trajeto é a Intercity. O ticket pode ser comprado tanto online como no momento do embarque.


Aeroporto de Tauranga para a Cidade

O Aeroporto de Tauranga fica a 6 km (10min) a 5 Km (7min) de Mount Maunganui. Não há ônibus do aeroporto para a cidade. Os serviços disponíveis são: táxi e shuttle que estão sempre disponíveis logo na saída do aeroporto


Ônibus em Tauranga | Mount Maunganui

Onibus-Tauranga

Os ônibus em Tauranga são chamados de Bay Hoppers. Toda parada de ônibus na cidade é numerada, para que facilite na busca de informações sobre os horários de acordo com as informações em cada ponto de ônibus.


É possível adquirir o cartão Beecard. O cartão é pre-pago e custa NZD$ 5 para, e você precisa apenas carregar com dinheiro. Para utiliza-lo basta informar o seu destino ao motorista do ônibus e passar o cartão no leitor. No site da Baybus Você encontra o valor das tarifas urbanas tanto para pagamento em dinheiro quanto para o Beecard.

Cartao de onibus - Tauranga

Há saídas de ônibus de Tauranga e Mount Maunganui para Rotorua, Te Puke, Katikati, Whakatane, Opotiki and Kawerau. No site da Baybus você encontra as tarifas das passagens entre as cidades.


Se você ainda não está familiarizado com a cidade e precisa de informações sobre qual ônibus pegar e o local, você pode acessar o site do Baybus, eles tem um planejador de viagem, basta você dizer onde está e para onde quer ir e o site te dá as opções e horários.

Trabalhar em Tauranga | Mount Maunganui

O tipo de trabalho que o estudante internacional vai encontrar em Tauranga | Mount Maunganui é o mesmo que nas demais cidades e regiões da Nova Zelândia.


Caso queira entender um pouco mais sobre como procurar emprego na Nova Zelândia, vale a pena ler meu post: Guia Completo de Emprego na Nova Zelândia. Não esqueça que também vai precisar solicitar seu IRD.


Aluguel de Carros em Tauranga | Mount Maunganui

Se precisar alugar um carro em Auckland para viajar, há uma grande variedade locadoras de carros. Para alugar um carro na Nova Zelândia você deve ter os requisitos de habilitação que comentei acima. Existem várias opções para alugar carro em Auckland. Algumas opções são: Raid Car Hire | Budget | Hertz | Rite Price Rental.


Se quiser informações sobre como dirigir na Nova Zelândia, acesso o post: "Dirigir na Nova Zelândia: Tudo que você precisa saber"


Atrações e Atividades em Tauranga | Mount Maunganui

Existem centenas de atividades e atrações na região, o que seria impossível de falar sobre todas, então eu selecionei algumas das mais famosas.


Skydiving

Skydiving-Bay of Plenty

Essa é uma experiência para quem gosta de adrenalina. São 45 segundos de queda livre a 12.000 pés. Durante a queda é possível desfrutar da vista espetacular das praias mais bonitas da Nova Zelândia, do Mount Ruapehu, White Island, Lake Rotorua, Coromandel, e Mount Taranaki.


Nadar com Golfinhos

Há excursões para assistir e nadar com golfinhos selvagens! O passeio dura cerca de 5hrs e sai diariamente de Tauranga.


Cavernas com Vermes que Brilham

Glow Worm-Bay of Plenty

As excursões em cavernas que possui espécie de vermes vagalumes que geram um efeito florescente inigualável. Quando escurece os vermes brilham ainda mais no céu iluminado pela lua. Você passa pelas cavernas de caiaque o que transforma a experiencia ainda mais encantadora.


Atividades Extras

Piscina Termal-Bay of Plenty

Além dessas atividades, a região oferece muitas outras atrações como as inúmeras trilhas de mountain bike com todos os níveis de dificuldade.


Há trilhas para caminhadas, passeios de helicópteros, piscinas de águas salgadas e termais, excursões culturais em vilas Maoris, praias maravilhosas, cachoeiras e piscinas naturais.


Na região existe uma grande variedade de piscinas naturais de água quente e spas como Mount Hot Pools, Fernland Spa, Oropi Hot Pools, Sapphire Springs perto de Katikati, Athenree Hot Springs perto de Waihi Beach e Awakeri Hot Springs perto de Whakatane.


As piscinas quentes do Mount Maunganui são extremante relaxantes, fica difícil até andar depois que você fica por um tempo nelas. Os locais dizem que as águas tem propriedades curativas e rejuvenescedoras. Você encontra algumas tipos de piscinas, a morna, a quente, as de hidromassagem e ainda as piscinas particulares que você pode alugar para caso queira mais privacidade.


Em Tauranga você também encontra o centro aquático Baywave, onde você pode relaxar na hidromassagem e brincar na piscina de ondas.


Existem muitas cachoeiras de fácil acesso para banhos como Raparapahoe Falls em Te Puke, uma cachoeira de três metros de altura onde você pode mergulhar diretamente em uma piscina natural. Há também a cachoeira Pori Pori, um dos pontos mais conhecidos da região. A região possui várias piscinas espalhadas de profundidades variadas o que é também muito legal para crianças.


Praias da Região

Como a região é costeiras existem centenas de lindas praias impossível de listar todas, por isso estou selecionando as mais conhecidas e melhores praias da região.


Mount Maunganui

Praia Mount Maunganui-Bay of Plenty

Em 2019, a praia do Mount Maunganui foi eleita a melhor praia da Nova Zelândia pela sexta vez consecutiva e a quarta melhor praia do Pacífico Sul pelo TripAdvisor. Mas o que torna a praia principal tão especial? Situada aos pés do Mount, a praia tem uma extensão de areia muito branca e vistas panorâmicas para o pacífico. Há muitas instalações próximas à praia: chuveiros, banheiros, cafés, lojas e água potável. Vale sempre lembrar que além de tudo isso a praia é também um ótimo local para surfistas de todos os níveis.


Ohope Beach

Ohope Beach-Bay of Plenty

Essa uma atraçao que você não pode perder. Ohope é considerada a praia da Nova Zelândia, votada pelo AA Traveler em 2018 (também é a quinta melhor praia do país, votada pelo TripAdvisor em 2019).


Uma praia perfeita para família passar o dia, Ohope a 15 minutos de carro de Whakatane, e tem 11 km de costa deslumbrante com areia branca e macia. Com sua longa costa a praia nunca fica lotada de visitantes, há muito espaço, por ser uma praia tranquila, nadar nela é bem tranquilo.


Papamoa Beach

Papamoa Beach-Bay of Plenty

Papamoa na verdade tem a mesma costa da praia do Mount Maunganui, basta seguir 15 min até chegar a Papamoa Beach, eleita a quarta melhor praia da Nova Zelândia em 2019 pelo TripAdvisor. Esta é uma praia descontraída; onde muitas pessoas passeiam ao longo do dia e ainda mais nos fins de emanas. A vista do pôr do sol em Papamoa é simplesmente encantador, você vê o sol, de cor alaranjado, se pondo por trás do oceano.


Na rua da praia você encontra muitas lojas, bares, restaurantes e opções de acomodação.


Waihi Beach

Waihi Beach-Bay of Plenty

A minha praia favorita na Nova Zelândia, Whaihi fica a 40 minutos de carro de Tauranga e seu estilo lembra muito as praias do Brasil. A praia oferece muitas atividades aquáticas, e nos arredores você também encontra cafés, lojas e restaurantes. No verão a praia é um destino muito procurado e fica bem movimentada.


Se visitar Waihi não pode perder uma caminhada até de 45 minutos até Orokawa Bay - uma baía tão isolada que você vai esquecer que existe civilização.


Pilot Bay Beach

Pilot Bay-Bay of Plenty

Se estiver procurando por alguma opção mais calma, Pilot Bay é a opção ideal. O local é bem tranquilo, a praia é bem calma por ser uma baía e perfeita para nadar. A visão do pôr do sol também é lindo visto de Pilot Bay, que foi eleita a oitava melhor praia da Nova Zelândia em 2019. O acesso à praia é super fácil, com muitas vagas de estacionamento na estrada.


Vida Noturna em Tauranga | Mount Maunganui

Balada-Mount Maunganui-Tauranga

As atrações noturnas são mais variadas em Tauranga do que em Mount Maunganui. O local mais movimentando é na "The Strand" a rua à beira bar onde se concentra a maior parte dos cafés, pubs e restaurantes.



Gostou do post? Compartilhe!



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin

250 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page