top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Franco

Nova Categoria de Residência: “2021 Resident Visa”

Atualizado: 29 de out. de 2021


Nova Categoria de Residência - Nova Zelândia
Visto de Residência - Nova Zelândia

O Ministro da Imigração, Kris Faafoi, anunciou hoje a criação de um novo processo de residência chamado “2021 Resident Visa”. Este novo processo será usado apenas uma vez, e irá simplificar o processo para a residência beneficiando assim cerca de 165.000 imigrantes atualmente na Nova Zelândia.


O processo, mesmo que simplificado, exigirá o cumprimento de critérios de saúde, polícia e segurança. A previsão é que a maioria das aplicações de residência dentro desse processo deva ser concedida dentro de 1 ano após a abertura da categoria.


Estamos oferecendo um caminho para as famílias de imigrantes que foram separadas por longo tempo pelo COVID-19, garantindo ao mesmo tempo, que as empresas tenham maisestabilidade para planejar o futuro e continuar impulsionando a recuperação econômica”, disse Kris Faafoi.


As mudanças dão aos imigrantes uma certeza sobre seu futuro aqui, permitindo que continuem criando raízes, e vão ajudar a reunir muitas famílias que foram separadas pelas restrições de fronteira devido ao COVID-19”.


Reconhecemos a incerteza e as dificuldades que o COVID-19 e nossas fronteiras fechadas causaram à nossa comunidade de imigrantes. Temos trabalhado cuidadosamente nesta opção de residência para oferecer a certeza de que eles precisam para realmente fazer da Nova Zelândia sua casa”.


O processo “2021 Resident Visa”estará disponível para a maioria dos portadores de visto de trabalho, incluindo:

  • Post Study Work Visa;

  • Talent (Accredited Employer) Work Visa;

  • Essential Skills Work Visa;

  • Religious Worker Work Visa;

  • Talent (Arts, Culture, Sports) Work Visa;

  • Long Term Skill Shortage List Work Visa;

  • Silver Fern Practical Experience Work Visa;

  • Trafficking Victim Work Visa;

  • Migrant Exploitation Protection Work Visa;

  • Skilled Migrant Category Job Search Work Visa;

  • Victims of Family Violence Work;

  • Visa South Island Contribution Work Visa;

  • Work Visa granted under Section 61 (provided the applicant held another eligible visa type within 6 months of being granted a Section 61 visa);

  • Some Critical Purpose Visitor Visas (CPVV):

    • Critical health workers for longer term roles (6 months or longer), and

    • Other critical workers for long term roles (more than 6 months).

Isso significa que se o aplicante principal estiver na Nova Zelândia e sua família no seu país de origem, a família, desde que atenda aos requisitos para a aplicação do visto, poderão entrar no processo de residência juntamente com o aplicante principal.


Elegibilidade

Para ser elegível, o aplicante principal deve:

  • Estar na Nova Zelândia na data de 29 de setembro de 2021;

  • Possuir ou já ter ao menos solicitado um dos vistos de trabalho listados acima até a data de 29 de setembro de 2021.

Eles também devem atender a um dos seguintes critérios:

  1. Estar morando na Nova Zelândia por pelo menos 3 anos, OU

  2. Ganhar acima do salário médio ($ 27 por hora ou mais), OU

  3. Trabalhar em uma ocupação que esteja em alta demanda.

1 - Candidatos que viveram na Nova Zelândia por 3 anos ou mais.

Para se qualificar segundo esses critérios, você deve ter vivido na Nova Zelândia nos últimos três ou mais anos e:

  • Ter chegado na Nova Zelândia no dia 29 de setembro de 2018 ou anteriormente, e

  • ter passado pelo menos 821 dias na Nova Zelândia entre o período de 29 de setembro de 2018 e 29 de setembro de 2021 (inclusive).

  • O tempo que passou na Nova Zelândia não precisa ser consecutivo. Não existe um valor mínimo de tempo dentro de um ano-calendário.

Se precisar verificar quanto tempo passou na Nova Zelândia, você pode solicitar seus movimentos de viagem à Imigração da Nova Zelândia.


2 - Candidatos com salário igual ou superior ao salário médio ($27/hora)

Para ser elegível sob este critério, você deve receber o salário médio de NZD$ 27 por hora ou mais em 29 de setembro de 2021.


3 - Candidatos trabalhando em um emprego em uma lista de profissões em demanda

Para ser elegível sob este critério, em 29 de setembro de 2021 você deve trabalhar em um emprego que está em uma listas de profissões em demanda. Segue abaixo os links com as profissões:

Acesse a ferramenta online da imigração para verificar se você é elegível: https://www.immigration.govt.nz/formshelp/one-off-residence-checker


Processo de Aplicações

As aplicações para “2021 Resident Visa” serão abertas em duas fases:


Fase 1

A partir de 1 de dezembro de 2021, podem aplicar:

  • As pessoas que já enviaram suas aplicações pela Skilled Migrant Category (SMC) ou Work to Residence (WtR) até a data de 29 de setembro de 2021 OU

  • Que atualmente têm uma Expression of Interest (EOI) submetida E que inclua algum filho dependente com 17 anos ou mais até a data de 29 de setembro de 2021.

Aqueles que estão qualificados para se inscrever a partir de 1º de dezembro de 2021 receberão um e-mail da Imigração da Nova Zelândia no final de outubro com mais informações.


Fase 2

A partir de 1º de março de 2022, todos os outros candidatos elegíveis, incluindo quaisquer outros que tenha aplicado para o Expression of Interest (EOI), poderão aplicar.


Todas as aplicações devem obrigatoriamente ser feitas até o dia 31 de julho de 2022.


As aplicações poderão ser feitas online.


O processo “2021 Resident Visa” não inclui vistos destinados a estadias mais curtas, como visitantes, estudantes, Working Holiday Visas e Recognised Seasonal Employer workers.


Há um grande número de imigrantes temporários com vistos relevantes trabalhando em uma variedade de setores que podem ser elegíveis para o “2021 Resident Visa”, incluindo cerca de 10.000 no setor de saúde e assistência social, 9.000 na agricultura, silvicultura e pesca, 15.000 na construção, 9.000 em serviços profissionais, científicos e técnicos, 17.000 nos setores de hospedagem e alimentação, 12.000 na indústria, 10.000 em administração e serviços de apoio e 10.000 no varejo. Embora nem todos esses portadores de visto sejam elegíveis para este caminho único para residência, um grande número pode se qualificar atendendo aos critérios de três anos ou salário médio ($27/h).


IMPORTANTE:

Para priorizar o processamento do “2021 Resident Visa”, as seleções de EOI pela SMC permanecerão fechadas até que o “2021 Resident Visa” termine suas duas fases em 31 de julho de 2022 (atualmente as as seleções já se encontram fechadas desde março de 2020, ou seja, nada muda nesse sentido). Todavia os candidatos que atenderem aos critérios do processo “2021 Resident Visa” em uma das duas fases (1º de dezembro de 2021 ou 1º de março de 2022), poderão aplicar para o EOI dependendo da categoria em que se enquadram. Ou seja, a seleção está suspensa, mas o EOI está aberto, da mesma forma que acontece com o atual cenário.


Mais informações sobre taxas e o processo de inscrição estarão disponíveis na pagina oficial da imigração no final de outubro.


Processando prazos

Espera-se que a maioria dos pedidos sejam processado em 12 meses, com a maioria sendo processado muito mais rápido.


Perguntas e Respostas Enviadas pela Imigração:


1. Se uma pessoa tinha um emprego que pagava $27/hora ou estava empregada em uma das profissões em demanda em 29/09/21, e posteriormente saiu do emprego, ela ainda tem direito a aplicar para a nova residência?

O aplicante deve cumprir os requisitos de elegibilidade no dia do pronunciamento (29/09/21) e na data da aplicação.


2 - Se a pessoa que trabalha em uma função no LTTSL, ela é elegível somente se atender aos critérios para essa função na LTTSL ou basta ela estar empregada em uma ocupação da lista?

O requisito é apenas estar trabalhando na função. Não há requisitos de qualificação / experiência profissional.


3 – Se o titular de visto de trabalho pós-estudo estiver na Nova Zelândia por 3 anos - ele precisa estar trabalhando ou pode atender ao critério “tempo”?

Eles precisam atender a um dos critérios - se atender ao critério tempo, não precisa atender a nenhum dos outros dois critérios, ou seja, não precisa estar trabalhando.


4 - Para o critério de $27/hr, a pessoa precisa estar trabalhando full-time?

Sim, os aplicantes devem trabalhar em tempo integral, (mínimo de 30 horas por semana). O emprego também deve ser genuíno.


5 - Qual será o impacto em termos de prioridade no processamento de outros vistos de residência?

Continuaremos a processar vistos de residência de acordo com a matriz de prioridade estipulada em A16.1. Em alguns casos, o requerente pode ter duas aplicações em avaliação simultaneamente. Nesta situação, seu Novo Visto Especial de Residência 2021 será priorizado.

Prioridade 1 – quem ganha o dobro da média nacional ($54/hora)

Prioridade 2 – profissões que exigem registro profissional.


6 - Os casos de Residência pela SMC atualmente em avaliação serão decididos de acordo com as instruções atuais da categoria em questão? Eles podem ser recusados por não atenderem aos requisitos da categoria que aplicaram e serem aprovados dentro da Nova Categoria de Residência?

Continuaremos a avaliar os pedidos de residência de acordo com as regras vigentes na época que a aplicação foi feita. Alguns candidatos podem ter sua residência recusada pela SMC (por não atenderem a algum critério), no entanto, eles podem ser elegíveis sob o Novo Visto de Residente 2021.


7 - Quais serão os critérios de avaliação, em relação à: caráter, saúde e nível de inglês?

Todos os critérios serão definidos pelas instruções de imigração que serão anunciadas em breve. Mas os critérios básicos são:

  • Não há exigência para língua inglesa (não precisa de comprovação);

  • Sem requisitos de idade / limite de idade;

  • Requisitos de caráter padrão, mas não há necessidade de fornecer certificados de polícia offshore;

  • Certificado médico será o Limited (ou seja, os mesmos para os pedidos de residência para parceiros e filhos dependentes).

8 - Os aplicantes que estavam na Nova Zelândia no dia 29/09 podem sair do país e retornarem antes de aplicarem para a nova categoria de residência?

As pessoas devem estar na Nova Zelândia tanto na data de 29/09 quanto no momento da aplicação do visto. Não podemos forçar as pessoas a permanecerem na Nova Zelândia, mas se não conseguirem voltar para a Nova Zelândia devido às restrições das fronteiras, poderão perder a oportunidade de aplicar para a nova categoria de residência.


9 – Como será é o processo para a fase 1 (01/12/21) em relação aos candidatos que já aplicaram para SMC / RFW (e pagaram uma taxa). Eles precisarão aplicar novamente para a nova categoria de residência? E, em caso afirmativo, deverão pagar uma nova taxa? E sobre os que aplicaram para o EOI e não foram selecionados ainda?

Os candidatos deverão fazer uma nova aplicação para o Novo Visto de Residência 2021. Não podemos converter o seu pedido de residência existente, pois esta categoria não existia quando os aplicantes fizeram a sua aplicação de Residência.

Os candidatos da fase 1 são qualificados se, em 29 de setembro de 2021, já tenham enviado para a Imigração da Nova Zelândia:

  • Uma aplicação de Residência (ITA); OU

  • Aplicação Residência (Resident from Work) ; OU

  • Um EOI que não tenha sido ainda selecionado mas que tenha incluído na aplicação um filho dependente com 17 anos ou mais.

10 - Existe alguma indicação de valores das taxas?

As regras sobre taxas serão em breve analisadas e as decisões serão divulgadas assim que possível.


11 - O Ministro da Imigração declarou estar satisfeito com o fato de o INZ ter recursos para processar novo visto dentro de 12 meses. Que medidas foram tomadas para garantir que isso aconteça?

A formatação desse processo foi realizada já prevendo quais recursos serão necessários e um plano já foi estabelecido.


12 – Os seguintes são considerados vistos elegíveis:

  • Essential Skills;

  • WR Work to Residence;

  • Post-Study;

  • Migrant Exploitation Protection work visa;

  • Religious Worker instructions;

  • Special work visa for victims of people trafficking;

  • Special work visas for victims of family violence;

  • Silver Fern Practical Experience.

13 – Se uma pessoa aplicou para SMC / RFW e deseja aplicar para a nova categoria Residência, ela pode obter um reembolso da taxa da aplicação que pagou para RFW / SMC?

As regras sobre taxas ainda precisam ser estabelecidas em Regulamentos – o governo em breve estará considerando decisões sobre quais mudanças nos Regulamentos sobre taxas serão necessárias.


14 - Para as pessoas que fizerem suas aplicações de residência via SMC / RFW no final de 2019 / início de 2020, elas devem aplicar pela nova categoria ou aguardar o processamento do pedido de visto de residência existente e "aguardar", por assim dizer.

É uma decisão delas. Elas podem escolher entre esperar ou aplicar para a nova categoria. As aplicações feitas pela SMC / RFW continuarão sendo processadas.


15 – As pessoas que tem suas profissões em uma das listas de demandas (por exemplo: LTSSL) precisam atender os requisitos da LTSSL ou da ANZSCO?

Não.




Gostou do post? Compartilhe!



Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


693 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
bottom of page