top of page
Residence Visa - Visto de Residencia
Visto de Residenca-Residence Visa-Nova Zelandia

Visto de

RESIDENCIA

RESIDENCE Visa

Imigrar para a Nova Zelândia é uma possibilidade real. Abaixo explico algumas opções de visto de residência para quem deseja viver no país de forma permanente.

Como Imigrar Para Nova Zelandia

Como Imigrar para a Nova Zelândia?

Para quem deseja imigrar para a Nova Zelândia, o país oferece algumas opções de visto de residência. As categorias mais populares são:

  1. Skilled Migrant Category (SMC - categoria por pontos)

  2. Straight to Residence (Green List - Tier 1)

  3. Residence from Work (Green List - Tier 2)

Existem alguns requisitos gerais de aplicação para estes vistos de Residência:

  • Ter 55 anos ou menos no momento do pedido de residência;

  • Atender aos requisitos do idioma para o aplicante principal, parceiro e filhos dependentes de 16 anos ou mais;

  • Todos os aplicantes devem atender aos requisitos de saúde e caráter.
     

1 - Categoria de ResidênciaSkilled Migrant Category (pontos)

Para se tornar elegível a aplicar para a residência na categoria Skilled Migrant, você precisará atingir a pontuação mínima de 6 pontos, que pode ser obtida através dos seguintes fatores:

  • Registro Profissional da Nova Zelândia;

  • Qualificação (bacharelado ou superior), ou

  • Salário no valor de pelo menos 1,5 vezes ($47.41/hora) o salário médio na Nova Zelândia.

OBS 1: Você só pode reivindicar pontos de um dos fatores acima. Por exemplo, você não pode combinar pontos de sua qualificação com pontos de seu registro profissional na Nova Zelândia.

 

OBS2: Você também pode reivindicar 1 ponto para cada ano de trabalho qualificado na Nova Zelândia, até um máximo de 3 pontos.

 

OBS 3: Os pontos que você reivindica do emprego qualificado na Nova Zelândia, podem ser combinados com pontos de seu registro ocupacional, qualificação ou renda na Nova Zelândia.

Pontos de Registro Profissional da Nova Zelândia

Você poderá usar seu registro profissional da Nova Zelândia para reivindicar pontos, se o seu registro estiver na lista de registros elegíveis da Nova Zelândia. Neste link você encontra a Lista de Registros Ocupacionais Elegíveis e os pontos

pontos concedidos para cada registro.

Residência Nova Zelândia

OBS: Se a sua profissão exige registro profissional e você planeja usar a experiência de trabalho qualificado na Nova Zelândia para reivindicar mais pontos, você só pode usar a experiência de trabalho qualificad que adquiriu após obter seu registro ocupacional.

Pontos de Qualificações

Se você possui uma qualificação obtida de fora da Nova Zelândia, será necessário fazer sua validação acadêmica junto à NZQA que irá determinar a equivalência e o nível acadêmico da sua qualificação em comparação com as qualificações da Nova Zelândia.

OBS: Se você tiver uma qualificação de nível acadêmico abaixo de bacharel que significa pelo menos 4 anos de estudo no Brasil, por exemplo, tecnólogo, técnico, diplomas e certificados, não poderá reivindicar pontos pela qualificação neste novo sistema de pontos.

Residência Nova Zelândia

Pontos de Salário

Você poderá usar seu salário para reivindicar pontos. Este fator irá  substituir a categoria de residência anunciada em 2022 chamada “Highly Paid Resident Visa” e permitirá que imigrantes com altos salários solicitem o visto de residência através da categoria Skilled Migrant.

O trabalho ou oferta de trabalho deve ser:

  • De um empregador credenciado (accredited employer)

  • Pelo menos 30 horas semanais e

  • Em um contrato permanente ou contrato fixo de pelo menos 12 meses.

Pontos de Trabalho Qualificado

Para reivindicar pontos do seu trabalho qualificado, você ter o salário equivalente à média de salário nacional durante o período de experiência do trabalho qualificado. Por exemplo, se você está reivindicando 4 pontos por receber 2 vezes o salário médio nacional (atualmente $29.66/hora X 2 = $59,32/hora), você deve ganhar esse salário durante seus 2 anos de experiência de trabalho qualificado na Nova Zelândia.

 

Você poderá reivindicar 1 ponto para cada ano de experiência de trabalho qualificado que tiver na Nova Zelândia, até um máximo de 3 pontos.

 

Quais são os requisitos para um trabalho ser considerado qualificado?

Existe uma relação salarial entre o nível ANZSCO do trabalho versus o salário que deve receber:

  • As pessoas nas funções de níveis, 1, 2, ou 3 da ANZSCO devem ganhar pelo menos o salário médio ($29.66/hora).

  • As pessoas nas funções de nível 4 a 5 da ANZSCO devem ganhar pelo menos 1,5 vezes o salário médio ($47.41/hora).

 

Você pode reivindicar pontos por experiência de trabalho qualificado na Nova Zelândia em:

  • 36 meses (3 anos) durante os 60 meses anteriores à aplicação para residência se você estiver reivindicando 3 pontos.

  • 24 meses (2 anos) durante os 48 meses anteriores à inscrição se você estiver reivindicando 2 pontos.

  • 12 meses (1 ano) durante os 24 meses anteriores à inscrição se você estiver reivindicando 1 ponto.

Pontos por salario Nova Zelandia.png
Residência Nova Zelândia

IMPORTANTE

Ter um emprego qualificado com um empregador credenciado (accredited employer) é um requisito obrigatório para conseguir aplicar para a residência. Este requisito se aplica mesmo se você estiver reivindicando a quantidade máxima de pontos disponíveis sem ter um emprego qualificado. Por exemplo, se um candidato tem uma qualificação de nível PhD (6 pontos), para que ele consiga elegibilidade para residência, ele precisa ter um emprego qualificado.

 

OBS: diferentemente do formato anterior da categoria Skilled Migrant, o novo formato não irá considerar a experiência de trabalho adquirida fora da Nova Zelândia, pois verificar essa informação é um processo demorado e complexo. A experiência de trabalho no exterior pode ser reconhecida indiretamente quando um órgão profissional a avaliou como parte de um registro ocupacional. Por exemplo, se um dentista, ao passar pelo processo de obtenção do registro, tiver sua experiência de trabalho reconhecida pelo conselho de odontologia, essa experiencia pode ser considerada pela imigração.

Para ser considerado um trabalho qualificado, o trabalho ou oferta de trabalho deve ser:

  • Pelo menos 30 horas semanais.

  • Em uma ocupação de nível 1 a 3 da ANZSCO e paga igual ou superior ao salário médio nacional ($29.66), ou em uma ocupação de nível 4 a 5 da ANZSCO com salário igual ou superior a 1,5 vezes o salário médio nacional ($47.41/hora).

  • Em um contrato permanente ou contrato fixo de pelo menos 12 meses.

 

OBS: Considerando que a média de salário nacional é reajustada anualmente, os candidatos não precisam ter um aumento salarial contínuo (todos os anos), mas devem fornecer evidências que recebia pelo menos a média nacional de salário no início de seu período de experiência de trabalho qualificado e no momento da aplicação de residência.

Acordos de Salários Setoriais

Alguns setores da economia da Nova Zelândia têm acordos com o governo para receber um salário menor que a média nacional. Neste link você acessa todos os acordos setoriais.

2 - Categoria de Residência: Straight to Residence (Green List)

No momento da aplicação para esta categora de Residência, o aplicante principal deve possuir o visto Accredited Employer Work Visa. 

Para ser elegível para o visto Straight to Residence o aplicante principal deve ter emprego ou uma oferta de emprego:

De um empregador credenciado à imigração em uma ocupação no nível 1 da Green List;
Que atenda aos requisitos especificados da sua ocupação descrita na Green List;
Que o emprego seja em período integral (pelo menos 30 horas por semana), genuíno, permanente ou pelo menos um contrato de prazo fixo de 12 meses. Sob certas circunstâncias, contratados independentes também são elegíveis.

 

Elegibilidade para contratados (prestador de serviços)
Nesse caso o contratado deve atender aos seguintes requisitos:

Seu contrato ou contratos de serviço totalizem pelo menos 6 meses;
Se a sua ocupação tiver um piso salarial como requisito de elegibilidade (conforme estabelecido no Tier 1 da Green Lis), você precisará de 10 anos de experiência relevante e também deverá ter um salário de pelo menos 50% a mais do que o piso salarial para candidatos com emprego permanente ou de prazo fixo.


As funções que possuem piso salarial como o requisito são: Chief Information Officer, ICT Project Manager, ICT Managers  Software Engineer, ICT Security Specialist e Multimedia Specialist.

Você pode vir para a Nova Zelândia com um visto de trabalho agora e solicitar residência a partir de 5 de setembro de 2022 ou solicitar de fora da Nova Zelândia

3 - Categoria de Residência: Work to Residence (Green List)

No momento da aplicação para esta categora de Residência, o aplicante principal deve possuir o visto Accredited Employer Work Visa. 


Para ser elegível para este visto de residência o aplicante deve:

  • Ter o empregador credenciado à imigração quando você solicitar este visto.

  • Ter um emprego ou uma oferta de emprego em uma ocupação no Tier 2 da Green List;

  • Cumprir os requisitos especificados na lista para a ocupação para sua profissão;

  • Ter trabalhado por 24 meses na Nova Zelândia na sua ocupação da Green List;

  • O emprego ou oferta de emprego deve ser em tempo integral (pelo menos 30 horas semanais), genuíno e permanente, ou por pelo menos 12 meses de contrato a termo certo.

 

Tipos de Emprego Aceitáveis para o Work to Residence
Os seguintes tipos de emprego podem ser contabilizados para o período de 2 anos:

  • Ter um visto Accredited Employer Work Visa

  • Outro visto de trabalho ou o Critical Purpose Visitor Visa (com condições de trabalho) que foi realizado ou aplicado antes de 4 de julho de 2022.

  • O emprego trabalho aceitável pode ser contabilizado a partir de 29 de setembro de 2021.

Pode haver pequenas pausas no seu emprego. Mas você ainda deve mostrar que trabalhou pelos 24 meses exigidos dentro do período de 30 meses antes da data do pedido de visto.

Você pode combinar o trabalho de uma ocupação no Tier 2 da Green List como também o trabalho que ganha o dobro do salário médio nacional. 

4 - Categoria de ResidênciaParceiros de um Cidadão/Residente da Nova Zelândia - Partnership Residence Visa

Se você é casado ou tem uma relação estável e genuína com um cidadão ou um residente da Nova Zelândia, você pode se qualificar para o visto de Residência pela Categoria de Parceiros (Partnership Category). Além disso, é possível incluir crianças dependentes, de até 24 anos, no pedido deste visto desde que atendam aos critérios de filhos dependentes.

Existem pontos importantes para que a aplicação deste visto tenha êxito. Para solicitar esse visto tanto o parceiro cidadão ou residente como parceiro aplicante devem:

  • Atender aos requisitos de saúde e caráter;

  • Atender os requisitos de união estável.

  • No que diz respeito à união do casal, a Imigração da Nova Zelândia irá considerar a comprovação de documentação apresentada e em alguns casos pode solicitar entrevistas, até que estejam satisfeitos que de fato a relação é genuína e estável.

 

Já em relação ao parceiro residente ou cidadão, os seguintes critérios devem ser cumpridos para que ele/ela se torne elegível a oferecer suporte na aplicação do (a) parceiro (a) aplicante:

 ​

  • A Nova Zelândia deve ser o seu principal local de residência;

  • Caso o visto de residência dele (a) tenha sido obtido também através de uma outra aplicação de parceria, é necessário um intervalo de 5 anos para que o parceiro de suporte se torne elegível a oferecer o suporte para uma nova aplicação;

  • Caso tenha obtido seu visto de residência permanente através de uma aplicação que não tenha sido de parceria, como por exemplo Skilled Migrant Category, o parceiro de suporte não pode ter sido suporte de nenhuma outra aplicação para residência nos últimos 5 anos;

  • Não pode ter se envolvido, nos últimos 7 anos, em nenhum caso de violência doméstica que tenha resultado no parceiro em obter a residência permanente sob a lei de violência doméstica;

  • Deve atender aos requisitos de caráter especificados;

  • Se o casal cumprir todos os requisitos de residência, o (a) parceiro (a) aplicante poderá aplicar para residência diretamente. No entanto, se o casal cumpre todos os requisitos de residência, mas não vivem juntos pelo período de tempo necessário (mínimo de 12 meses), o (a) parceiro (a) aplicante poderá aplicar par um visto de trabalho aberto no primeiro momento, e após 12 meses de união estável aplicar para o visto de residência.

Precisa de suporta para a aplicação do seu visto de Residência?

Quer saber como como imigrar para a Nova Zelândia?

bottom of page