Dicas de Viagem para a Nova Zelândia

Atualizado: Jul 23


Dicas para Viajar para Nova Zelândia

É fundamental pensar em todos os detalhes antes de embarcar. A preparação dos estudantes que optam pelo intercâmbio vai desde a escolha da cidade até medicamentos que por ventura venham a precisar. Faça seu check-list e se prepare para não encarar surpresas!

Ao chegar na alfândega da Nova Zelândia, comida, plantas, sementes e vegetais precisam ser declarados no aeroporto. Isso é feito como parte das leis de proteção ambiental. As multas para os alimentos não declarados são altíssimas!


Tenham também em mãos a carta do visto de estudante, caso esteja indo estudar, a passagem de volta, caso tenha comprado, juntamente com o seu passaporte, e os documentos referentes à escola e acomodação.


Para medicamentos controlados ou que necessitem de prescrição médica é interessante trazer uma tradução em inglês da receita médica. Esses documentos são essenciais na hora de comprar o medicamento no exterior. Outros medicamentos, desde que em pequena quantidade, não representam problema.


Se tiver algum problema de saúde ou estiver sobre acompanhamento médico, traga o seu histórico médico se possível já traduzido em inglês.


O cartão de crédito é uma alternativa para compras de maior valor e podem ajudar em situações de emergência. Antes de viajar, verifique no banco os procedimentos para solicitar o limite de crédito internacional. Os cartões de crédito mais aceitos no país são o Visa e o Mastercard. Já o Amex é aceito apenas em alguns lugares, como os centros urbanos.


Faça cópias dos documentos para evitar dores de cabeça. O passaporte, principalmente, pode ser digitalizado e mandado para um e-mail, pois em caso de perda ou roubo é preciso fazer um boletim de ocorrência junto às autoridades locais. É preciso avisar imediatamente a Embaixada do Brasil, para que outro documento seja emitido.


Monte uma pasta com a cópia de seus principais documentos, incluindo diplomas e certificados, e deixe em casa, com familiares. Isso pode facilitar também caso queira renovar seu visto lá fora.


Sempre viaje com um plano de saúde com cobertura internacional. O custo de qualquer atendimento médico no exterior é bem maior do que no Brasil. Além disso, o seguro saúde é obrigatório para Nova Zelândia.

Formato de Tomada

A voltagem do país é 220, portanto cuidado ao usar aparelhos eletrônicos. O formato da tomada é igual a este. Se quiser comprar um adaptador no Brasil tenha certeza que ele possui essa entrada.



Dependendo do tempo e da duração do seu estudo as roupas poderão variar. No verão uma roupa casual é suficiente. No inverno é um pouco frio; blusas, jaquetas e capas de chuva são recomendadas. Como o neozelandês é descontraído, alegre e esportista, a roupa é informal.


Carteira de motorista brasileira vale por 12 meses na Nova Zelândia. Você tem a opção de trazer a carteira internacional ou vir com a nacional e traduzi-la ao chegar. É importante também se familiarizar com o sistema de trânsito. Além do tráfego ser na mão direita (Inglesa), algumas regras de preferências e semáforos são um pouco diferentes do Brasil. No meu post sobre dirigir na Nova Zelândia você encontra todas as informações.


As principais refeições do neozelandês são o café da manhã e o jantar. O almoço é composto por sanduíches, frutas ou pequenas saladas. Por terem um hábito diurno (o neozelandês inicia a jornada de trabalho cedo e termina cedo), o jantar é normalmente servido por volta das 18:00 horas.


A culinária na Nova Zelândia é muito diversificada. Você encontra restaurantes indianos, italianos, franceses, chineses, coreanos, japoneses, russos, tailandeses e muitos outros. É possível encontrar o feijão e arroz brasileiro em lojas indianas que se assemelham as quitandas do Brasil. Também é possível comprar picanha, conhecida como “Rump” em açougues.

Lojas úteis na Nova Zelândia

O Mad Butcher é um açougue onde a picanha é facilmente encontrada. Os super mercados mais famosos são o Pack'n Save, Countdown e Neworld. Eles vendem as marcas chamadas "home brand" que são mais genéricas e normalmente mais baratas do que os produtos de marca.


Bebida alcoólica somente para maiores de 18 anos. Na maior parte dos lugares é proibido beber na rua.


O número de Emergência na Nova Zelândia é 111. Através desse número você pode acionar os bombeiros, a polícia ou ambulâncias.


Os bancos ficam abertos de segunda a sexta, das 9h às 16h30 (algumas vezes, no sábado também). As lojas ficam abertas durante todo o sábado. E muitas também abrem domingo por todo o dia, enquanto outras fecham entre 12h e 16h.


Se você precisar comprar utensílios para a casa, procure pela The Warehouse (www.thewarehouse.co.nz). É uma loja onde você provavelmente vai encontrar tudo que precisa com ótimo preço.




Para alugar um carro é necessário ser maior de 21 anos e possuir carteira de motorista há mais de 2 anos.


Trocar dinheiro: Troque o mínimo possível no aeroporto. Deixe para trocar seu dinheiro na cidade onde existem muitos bancos e casas de câmbio. Dessa forma, você irá achar taxas mais atrativas.


Como a Nova Zelândia está a 15 horas a frente do Brasil no fuso, você irá sentir muito o Jet Leg (fuso horário) na primeira semana. Tente ficar acordado até a noite. Se dormir durante o dia, vai demorar mais tempo para se adaptar ao novo horário. Beba bastante água que ajuda na sua recuperação.


Muito cuidado com o sol. O buraco de ozônio está exatamente acima da Nova Zelândia e Austrália. Por isso, sempre que ficar exposto ao sol no período entre 10 da manhã e 4 da tarde, use protetor solar.


Se for viajar pela Nova Zelândia, cada cidade, por menor que seja, terá o seu i-Site, o logo deles é este ao lado. Ele é um centro de informações a turistas e caso precise de informações é só parar e pedir ajuda, o serviço é gratuito.


Se você está vindo com o Working Holiday Visa, vale a pena acessar o www.trademe.co.nz. Ele é o site em que você encontra aluguéis, empregos e itens à venda. Outros sites que também vale a pena olhar para busca de trabalho na Nova Zelândia são www.seek.co.nz e www.backpackerboard.co.nz. A hospitalidade será o setor com a maior demanda, mas, dependendo da estação, você também poderá obter algum trabalho de colheita de frutas. O trabalho sazonal na fazenda também é popular entre os que possuem o Working Holiday Visa.


Se for comprar um carro ou alugar para viajar, geralmente existem 4 tipos de gasolina na Nova Zelândia: 91, 95, 98 e 10. Os números são os mais relevantes. A gasolina padrão é 91 seria a nossa gasolina comum. As gasolinas 95 e 98 seriam as aditivadas aqui no Brasil mas com maior número de octanagem. Para carros comuns a 91 é a mais indicada, pois a qualidade da gasolina na Nova Zelândia é bem superior a do Brasil.


Aproveite a se inscreva em nossos canais!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin


Gostou do post? Compartilhe!


17 visualizações
Veja outros posts que você pode gostar!
Newsletter
Receba nossas newsletters e fique por dentro do que acontece na Nova Zelândia. 
Spam Free

Política de Serviços

Termos & Condições

Contato

Formulário de Contato

Whatsapp: (19) 991772626

contato@migratunz.com.br

Localização

Vinhedo, SP

Copyright © 2018 MigratuNZ - Especialista em Vistos para a Nova Zelândia - Todos os direitos reservados

  • Logo Linkedin
  • Logo Youtube
  • Logo Facebook Redondo 2
  • Logo Instagram