• Antonio Franco

Povo Maori: Sua origem e lendas.

Atualizado: Jul 23


New Zealand Coat of Arms

Ex-colônia britânica, a Aotearoa, nome dado pelos Polinésios, que significa a "Terra das Longas e Brancas Nuvens", é o país mais novo do planeta, o último pedaço de terra a ser descoberto. Sua história é rica e muito interessante com uma mistura da Cultura Maori (os primeiros povos a habitarem o país) e a européia. Hoje em qualquer cidade que você visite, é possível ver um contraste fascinante entre os tesouros e arquitetura Maori com as construções no estilo europeu.


Mas quem são os Maoris? Qual é a sua origem?

O povo Maori originou-se de povos do leste da Polinésia, e chegaram à Nova Zelândia através de viagens exploratórias com suas "waka" (canoa) entre os anos 1320 e 1350. Ao longo de vários séculos, esses povos desenvolveram suas próprias culturas, cuja língua, mitologia, artesanato e artes evoluíram independentemente das culturas dos demais povos polinésios. Os primeiros Maori se mudaram para as Ilhas Chatham, onde seus descendentes se tornaram o grupo étnico polinésio da Nova Zelândia, os Moriori.


A chegada dos europeus à Nova Zelândia, trouxe significantes mudanças no modo de vida do povo Maori que adotou gradativamente muitos elementos da sociedade e cultura europeia. As relações iniciais entre os Maoris e os Europeus eram amistosas e, com a assinatura do Tratado de Waitangi em 1840, as duas culturas coexistiram.


Todavia, no período de 1860 sugiram crescentes tensões devido à venda de terras, o que levaram os Maoris e Europeus a conflitos. A agitação social e as epidemias de doenças trazidas pelos Europeus causaram grande impacto na população Maori, que diminuiu drasticamente. No início do século XX, a população Maori começou a se recuperar e foram feitos grandes esforços para equilibrar sua posição na sociedade neozelandesa em busca da justiça social.


Qual é a religião do povo Maori?

Tradicionalmente, o povo Maori tinha como base religiosa um panteão de Deuses e influências espirituais. A partir do final da década de 1820, os Maoris transformaram suas práticas morais e religiosas, ao passarem a ter influência do cristianismo.


Com isso, muitos Maoris hoje são cristãos (principalmente anglicanos, presbiterianos e católicos romanos). Antes do contato com culturas externas, a religião Maori era baseada nos importantes conceitos de Mana e Tapu. Mana é uma força impessoal que pode ser herdada e adquirida pelas pessoas durante suas vidas. Tapu está relacionado à sacralidade atribuída pelo status no nascimento. Havia uma relação direta entre os dois: chefes com mais Mana também eram os mais Tapu. A palavra inglesa "tabu" se origina dessa palavra Polinésia. O culto aos antepassados era também muito significante na religião tradicional.


O povo Maori possui lendas fascinantes que valem a pena conhecer.


A Lenda Maui

Maori Hook

Esta é uma das lendas Maori mais conhecidas. Aos que não conheciam a lenda podem assistir o filme Moana da Disney. Na tradição Maori, no entanto, o caráter cômico está ligado às origens da própria Nova Zelândia: a Ilha do Norte é o peixe que Maui puxou pelo Oceano Pacífico; a ilha sul era sua canoa e a Stewart Island era a âncora da canoa.


Segundo sua mitologia, os Polinésios que foram os primeiros a habitarem o país, possuem uma lenda sobre um Semi-Deus, chamado Maui.


Embora não seja um Deus ele era muito talentoso e inteligente, com poderes sobrenaturais que o permitiu superar as façanhas dos homens normais. Maui adquiriu poderes mágicos e caminhou entre os reinos dos deuses e dos homens. Por ser um Semi-Deus, tinha algumas das limitações da humanidade, mas com habilidades que lhe permitiu ter uma medida de controle sobre as forças da natureza.


Segundo a lenda, Maui ajudou a fisgar uma nova terra para o seu povo, assim surgiu a Nova Zelândia para os Maoris. Segue o video sobre a lenda. Um vídeo que conta de forma bem clara disponível no YouTube.


Existem vários outras lendas como a de Tāne que é o criador da vida humana e do mundo como o conhecemos, ao separar seus pais Ranginui (o pai do céu) e Papatūānuku (mãe da terra) do abraço apertado que envolveu o mundo na escuridão entre outras. Muitos dessas mitologias são representas nas tatuagens Maoris.

Canoa Maori

Ta Moko: A tatuagem Maori

Ta Moko é uma tradição sagrada para os Maoris. O Moko, ou tatuagem, contém a história da família, afiliação tribal, seu conhecimento e posição social na comunidade. Para os Maoris, o Moko é separado de outras práticas de tatuagem. Eles se referem a outras artes da pele como Kirituhi.


Devido ao seu significado, o Moko é feito por homens e mulheres na cultura Maori. Para as mulheres é uma forma de marco para a entrada na fase adulta. As meninas que estão se tornando mulheres costumam usar seu Moko no queixo, mas também pode ser feito na testa, lábio superior, narinas e garganta.


Mulher Maori com Tatuagem Ta Moko

Homem Maori com Tatuagem Ta Moko

Colonização Inglesa

Apesar do primeiro europeu a pisar na Nova Zelândia ter sido um holandês, foi em 1769, através do inglês Capitão Cook em suas explorações, que a colonização Britânica iniciou no país.


Até 1840, caçadores de baleias, velejadores e missionários eram as principais pessoas que vinham para a Nova Zelândia. Nesta época existiam em torno de 2000 Pakeha (europeus). Todavia o Tratado de Waitangi em 1840, representou um enorme impacto na população do país. À época foi oferecido passagem àqueles que desejavam imigrar para a Nova Zelândia e com isso, 40.000 desembarcaram entre 1840 e 1860. Em 1858 a população dos dois povos eram praticamente iguais. Com a grande necessidade por mão de obra, vieram também imigrantes da Escócia e Irlanda.


O tratado é um acordo entre a Coroa Inglesa e o povo Maori. Ele estabeleceu a soberania da lei Inglesa no país e ao mesmo tempo garantiu a autoridade Maori sobre a terra e a cultura.

Fatos sobre a Nova Zelândia:

  • Capital: Wellington.

  • Independência: 26 de Setembro de 1907 (ex-colônia britânica).

  • Clima: Temperado a Frio com grandes contrastes regionais.

  • Terreno: Predominantemente montanhoso com planícies costeiras.

  • Ponto Culminante: Mount Cook com 3.754 metros na Ilha do Sul.

  • Recursos Naturais: Gás, Minério de Ferro, Areia, Carvão, Madeira, Ouro, Energia Termal.

  • População: 4 milhões (2005) Sexos: 49.9% Masculino - 50.1% Feminino.

  • Expectativa de Vida: Geral de 78 anos.

  • Idade media da população: 34 anos.

  • Religiões: Anglicana 24% - Presbiteriana 18% - Católico Romana 15% - Metodista 5% - Batista 2% - Protestantes 3% - Sem religiões ou não especificado 33%.

  • Línguas (idiomas): Inglês, Maori e Libra – Todas Oficiais.

  • Alfabetização: Acima de 15 anos 99.9%.

  • Governo: Democracia Parlamentarista.

  • Imposto: A Nova Zelândia opera com uma única taxa de imposto sobre serviços e produtos, o GST de 15%.

Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin


Gostou do post? Compartilhe!



0 visualização
Veja outros posts que você pode gostar!
Newsletter
Receba nossas newsletters e fique por dentro do que acontece na Nova Zelândia. 
Spam Free

Política de Serviços

Termos & Condições

Contato

Formulário de Contato

Whatsapp: (19) 991772626

contato@migratunz.com.br

Localização

Vinhedo, SP

Copyright © 2018 MigratuNZ - Especialista em Vistos para a Nova Zelândia - Todos os direitos reservados

  • Logo Linkedin
  • Logo Youtube
  • Logo Facebook Redondo 2
  • Logo Instagram