Povo Maori: Sua origem e lendas.

Atualizado: 23 de Jul de 2020


New Zealand Coat of Arms

Ex-colônia britânica, a Aotearoa, nome dado pelos Polinésios, que significa a "Terra das Longas e Brancas Nuvens", é o país mais novo do planeta, o último pedaço de terra a ser descoberto. Sua história é rica e muito interessante com uma mistura da Cultura Maori (os primeiros povos a habitarem o país) e a européia. Hoje em qualquer cidade que você visite, é possível ver um contraste fascinante entre os tesouros e arquitetura Maori com as construções no estilo europeu.


Mas quem são os Maoris? Qual é a sua origem?

O povo Maori originou-se de povos do leste da Polinésia, e chegaram à Nova Zelândia através de viagens exploratórias com suas "waka" (canoa) entre os anos 1320 e 1350. Ao longo de vários séculos, esses povos desenvolveram suas próprias culturas, cuja língua, mitologia, artesanato e artes evoluíram independentemente das culturas dos demais povos polinésios. Os primeiros Maori se mudaram para as Ilhas Chatham, onde seus descendentes se tornaram o grupo étnico polinésio da Nova Zelândia, os Moriori.


A chegada dos europeus à Nova Zelândia, trouxe significantes mudanças no modo de vida do povo Maori que adotou gradativamente muitos elementos da sociedade e cultura europeia. As relações iniciais entre os Maoris e os Europeus eram amistosas e, com a assinatura do Tratado de Waitangi em 1840, as duas culturas coexistiram.


Todavia, no período de 1860 sugiram crescentes tensões devido à venda de terras, o que levaram os Maoris e Europeus a conflitos. A agitação social e as epidemias de doenças trazidas pelos Europeus causaram grande impacto na população Maori, que diminuiu drasticamente. No início do século XX, a população Maori começou a se recuperar e foram feitos grandes esforços para equilibrar sua posição na sociedade neozelandesa em busca da justiça social.


Qual é a religião do povo Maori?

Tradicionalmente, o povo Maori tinha como base religiosa um panteão de Deuses e influências espirituais. A partir do final da década de 1820, os Maoris transformaram suas práticas morais e religiosas, ao passarem a ter influência do cristianismo.


Com isso, muitos Maoris hoje são cristãos (principalmente anglicanos, presbiterianos e católicos romanos). Antes do contato com culturas externas, a religião Maori era baseada nos importantes conceitos de Mana e Tapu. Mana é uma força impessoal que pode ser herdada e adquirida pelas pessoas durante suas vidas. Tapu está relacionado à sacralidade atribuída pelo status no nascimento. Havia uma relação direta entre os dois: chefes com mais Mana também eram os mais Tapu. A palavra inglesa "tabu" se origina dessa palavra Polinésia. O culto aos antepassados era também muito significante na religião tradicional.


O povo Maori possui lendas fascinantes que valem a pena conhecer.


A Lenda Maui

Maori Hook

Esta é uma das lendas Maori mais conhecidas. Aos que não conheciam a lenda podem assistir o filme Moana da Disney. Na tradição Maori, no entanto, o caráter cômico está ligado às origens da própria Nova Zelândia: a Ilha do Norte é o peixe que Maui puxou pelo Oceano Pacífico; a ilha sul era sua canoa e a Stewart Island era a âncora da canoa.


Segundo sua mitologia, os Polinésios que foram os primeiros a habitarem o país, possuem uma lenda sobre um Semi-Deus, chamado Maui.


Embora não seja um Deus ele era muito talentoso e inteligente, com poderes sobrenaturais que o permitiu superar as façanhas dos homens normais. Maui adquiriu poderes mágicos e caminhou entre os reinos dos deuses e dos homens. Por ser um Semi-Deus, tinha algumas das limitações da humanidade, mas com habilidades que lhe permitiu ter uma medida de controle sobre as forças da natureza.


Segundo a lenda, Maui ajudou a fisgar uma nova terra para o seu povo, assim surgiu a Nova Zelândia para os Maoris. Segue o video sobre a lenda. Um vídeo que conta de forma bem clara disponível no YouTube.


Existem vários outras lendas como a de Tāne que é o criador da vida humana e do mundo como o conhecemos, ao separar seus pais Ranginui (o pai do céu) e Papatūānuku (mãe da terra) do abraço apertado que envolveu o mundo na escuridão entre outras. Muitos dessas mitologias são representas nas tatuagens Maoris.

Canoa Maori

Ta Moko: A tatuagem Maori

Ta Moko é uma tradição sagrada para os Maoris. O Moko, ou tatuagem, contém a história da família, afiliação tribal, seu conhecimento e posição social na comunidade. Para os Maoris, o Moko é separado de outras práticas de tatuagem. Eles se referem a outras artes da pele como Kirituhi.


Devido ao seu significado, o Moko é feito por homens e mulheres na cultura Maori. Para as mulheres é uma forma de marco para a entrada na fase adulta. As meninas que estão se tornando mulheres costumam usar seu Moko no queixo, mas também pode ser feito na testa, lábio superior, narinas e garganta.


Mulher Maori com Tatuagem Ta Moko

Homem Maori com Tatuagem Ta Moko

Colonização Inglesa

Apesar do primeiro europeu a pisar na Nova Zelândia ter sido um holandês, foi em 1769, através do inglês Capitão Cook em suas explorações, que a colonização Britânica iniciou no país.


Até 1840, caçadores de baleias, velejadores e missionários eram as principais pessoas que vinham para a Nova Zelândia. Nesta época existiam em torno de 2000 Pakeha (europeus). Todavia o Tratado de Waitangi em 1840, representou um enorme impacto na população do país. À época foi oferecido passagem àqueles que desejavam imigrar para a Nova Zelândia e com isso, 40.000 desembarcaram entre 1840 e 1860. Em 1858 a população dos dois povos eram praticamente iguais. Com a grande necessidade por mão de obra, vieram também imigrantes da Escócia e Irlanda.


O tratado é um acordo entre a Coroa Inglesa e o povo Maori. Ele estabeleceu a soberania da lei Inglesa no país e ao mesmo tempo garantiu a autoridade Maori sobre a terra e a cultura.

Fatos sobre a Nova Zelândia:

  • Capital: Wellington.

  • Independência: 26 de Setembro de 1907 (ex-colônia britânica).

  • Clima: Temperado a Frio com grandes contrastes regionais.

  • Terreno: Predominantemente montanhoso com planícies costeiras.

  • Ponto Culminante: Mount Cook com 3.754 metros na Ilha do Sul.

  • Recursos Naturais: Gás, Minério de Ferro, Areia, Carvão, Madeira, Ouro, Energia Termal.

  • População: 4 milhões (2005) Sexos: 49.9% Masculino - 50.1% Feminino.

  • Expectativa de Vida: Geral de 78 anos.

  • Idade media da população: 34 anos.

  • Religiões: Anglicana 24% - Presbiteriana 18% - Católico Romana 15% - Metodista 5% - Batista 2% - Protestantes 3% - Sem religiões ou não especificado 33%.

  • Línguas (idiomas): Inglês, Maori e Libra – Todas Oficiais.

  • Alfabetização: Acima de 15 anos 99.9%.

  • Governo: Democracia Parlamentarista.

  • Imposto: A Nova Zelândia opera com uma única taxa de imposto sobre serviços e produtos, o GST de 15%.

Aproveite a se inscreva em nossos canais! Você vai estar sempre atualizado com tudo que acontece na Nova Zelândia!


YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin


Gostou do post? Compartilhe!



757 visualizações0 comentário
Veja outros posts que você pode gostar!
Newsletter
Fique por dentro do que acontece na
Nova Zelândia. (Spam Free)

Política de Serviços

Termos & Condições

Contato

Formulário de Contato

Whatsapp: (19) 991772626

contato@migratunz.com.br

Localização

Vinhedo, SP

Copyright © 2021 MigratuNZ - Especialista em Vistos para a Nova Zelândia - Todos os direitos reservados

  • Logo Linkedin
  • Logo Youtube
  • Logo Facebook Redondo 2
  • Logo Instagram