Já é de conhecimento geral que a Nova Zelândia é um país de altíssima qualidade educacional, com suas 8 universidades classificadas entre as 500 melhores do mundo, além do país também estar classificado entre os 10 melhores para se viver no mundo.
Mas pouco se fala (ou se promove) sobre a educação infantil na Nova Zelândia. É aqui que as sementes são plantadas para que os próximos níveis educacionais se destaquem mundialmente.
No ano passado o governo lançou um programa chamado "Creatives in Schools programme" com investimento de $4 bilhões de dólares. Segundo o Ministro da Educação, Chris Hipkins, o programa foi criado para "melhorar o bem-estar dos alunos, melhorar as habilidades de comunicação, colaboração e pensamento criativo e ainda aumentar a conscientização sobre carreiras criativas".
Além disso a educação infantil na Nova Zelândia tem um currículo, chamado Te Whāriki, que deve ser seguido por todas as pre-escolas e creches to país.
Ele é sustentado por uma visão de que as crianças são aprendizes e comunicadores competentes e confiantes, com mente, corpo e espírito saudáveis, seguros de que com seus conhecimentos eles dão uma contribuição valiosa à sociedade.
O Te Whāriki da Nova Zelândia é um documento progressivo e tem um forte foco em:
bem-estar e aprendizado,
conteúdo adequado à idade,
tolerância e respeito pelos valores e diversidade culturais, e
valores consistentes com as necessidades futuras da escola.
O currículo de educação infantil da Nova Zelândia é baseado em brincadeiras. Assim, os primeiros educadores da Nova Zelândia usam narrativas - em vez de testes, para avaliar o progresso de cada criança. Observações cuidadosas são combinadas com o que é chamado de prática reflexiva, para construir uma imagem de uma criança. Dessa maneira, avaliação e brincadeira podem se integrar.
Princípios Curriculares da Nova Zelândia
1. Empoderamento
Capacita a criança a aprender e crescer.
2. Desenvolvimento Holístico
Reflete a maneira holística de as crianças aprenderem e crescerem.
3. Família e Comunidade
O mundo mais amplo abordando a família e comunidade é parte integrante.
4. Relacionamentos
As crianças aprendem através de relacionamentos adaptável e recíprocos com pessoas, lugares e coisas.
Os princípios são os fundamentos da tomada de decisão curricular e um guia para todos os aspectos da pedagogia e prática.
O governo da Nova Zelândia elaborou a chamada Estratégia de Bem-Estar da Criança e da Juventude. Sua visão é que a Nova Zelândia seja o melhor lugar do mundo para crianças e jovens. A educação desempenhará um papel essencial no apoio à estratégia e todos na educação têm um papel importante na promoção e no apoio ao bem-estar de crianças e jovens.
Então se você está planejando ir para a Nova Zelândia, fique tranquilo que seus filhos terão uma das melhores educações escolares do mundo!
Commentaires